Bem-estar mental é foco do Dia da Saúde

Não é apenas na consulta para admissão e rescisão do contrato de trabalho que uma empresa deve se preocupar com a saúde do colaborador. É importante que as empresas desenvolvam programas de acordo com a rotina do funcionário, a partir de campanhas que fomentem a conscientização do trabalhador quando o assunto é a sua saúde. Este é um dos princípios da Pontal Engenharia, construtora goiana que já é destaque nacionalmente pelos prêmios na área de sustentabilidade e , que todos os anos realiza o Dia da Saúde. A ação, promovida em parceria com o SESI, tem a missão de proporcionar bem-estar e cuidados com a saúde, melhorando assim a qualidade de vida de quem trabalha na empresa.
Foram disponibilizados durante o evento massagens relaxantes, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, bioimpedância (avaliação da composição corporal), brincadeiras, jogos e vacinação contra diversos tipos de gripe.

Neste ano, o foco foi a saúde mental dos colaboradores, parceria entre a Pontal e o Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás), para o lançamento de um projeto pioneiro em Goiânia, o ‘Saúde Mental na Construção Civil’.

O diretor-executivo da construtora, Ivo Corrêa Faria, pontua que “a definição literal de saúde é bem-estar físico e mental, a parte física nós sempre cuidamos muito bem mas, devido à demanda atual do mundo moderno, percebemos que poderíamos ir além, e junto com o Seconci, desenvolvemos esse projeto para cuidar melhor de um dos nossos pilares que é nosso colaborador”. O diretor lembra que ações para redução do absenteísmo já são parte da rotina da empresa. “Manter sua equipe saudável diminui o risco de absenteísmo, aumenta a produtividade e fortalece a relação entre empregador e empregado”, complementa. “Além de tudo isto, saúde é o nosso maior patrimônio e preservá-la é o melhor investimento que fazemos”.
Empresas que possuem programas de promoção de saúde demonstram comprometimento com o empregado e demonstram que o colaborador é o maior patrimônio de uma organização.


Ao sentir-se acolhido e cuidado pelo empregador, o funcionário se torna mais engajado e motivado. A prevenção, na Pontal Engenharia, é focada em evitar que aspectos do trabalho interfiram na saúde dos funcionários. Os empregados, especialmente aqueles que trabalham em condições perigosas, como altura, poeiras intensas, ruídos elevados e carregamento de peso foram avaliados para monitorar os riscos a que estão expostos, possibilitando intervenção antes que ocorra alguma doença.

Foco na saúde mental

“A ideia é quebrar paradigmas sobre a saúde mental. Faremos reuniões bimestrais e dinâmicas de grupos e, caso algum colaborador tenha necessidade, acompanhamento individual”, explica Heloísa da Silva, psicóloga e coordenadora responsável pela execução do projeto, novidade da edição.
Doenças psicológicas, como a depressão, são consideradas o mal do século. Segundo OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a doença. A proposta dessa ação é criar situações para melhorar o desempenho do colaborador e ajudar a diagnosticar algum desvio de ordem emocional garantindo suporte para o funcionário.
“A gente quer facilitar a vida do nosso colaborador agindo como um facilitador desse diagnóstico. Nossa intenção é criar mais um canal de acesso para que ele tenha mais qualidade de vida”, destaca o engenheiro civil Wesley de Andrade Galvão (foto).

E cada vez mais os empregadores têm percebido que a promoção da saúde dentro das organizações gera benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador. Colaboradores satisfeitos com o trabalho e com a empresa em que atuam produzem mais.

Antônio Francisco Feitosa, que é pedreiro e trabalha na empresa há mais de dois anos, ressaltou a importância e inovação do projeto. “Tenho 53 anos de idade e em nenhuma empresa em que trabalhei apresentava projetos assim”, disse. “Ter esse cuidado especial com a saúde é bom e cuidar da saúde mental é melhor ainda, já que trabalhamos no pesado e precisamos desta atenção. Assim ficamos fortalecidos por fora e por dentro. É muito gratificante receber os cuidados que a empresa tem com a gente “.

Os exames feitos durante o Dia da Saúde são apenas um indicativo, um sinal de alerta e incentivo para a prevenção. “A gente fica empolgado esperando esse dia chegar, é a chance que temos de nos cuidar mais. Fico feliz demais quando chega o dia de participar. Ter esses encontros é muito incentivador, isso mostra que a empresa está preocupada com a nossa saúde física e mental”, diz Manoel José Borges de 44 anos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

MENU
WhatsApp chat