Construindo o futuro

A Pontal Engenharia, em parceria com o Sesi, no último dia 28, realizou a formatura de onze trabalhadores da construção civil que concluíram o ensino médio através do  projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA),  desenvolvido nos canteiros de obra da empresa. Uma estrutura foi montada nas obras do Edifício Pontal Ecolife Bueno para a realização da cerimônia de entrega dos diplomas e homenagens aos formandos, que receberam familiares e colegas de trabalho no local.
 
O momento de emoção e superação marcou o evento. Na ocasião, o diretor-executivo da Pontal Engenharia, o engenheiro  Ivo Corrêa Faria, explicou que o objetivo dessa ação é oferecer melhores condições e qualidade de vida para os funcionários e suas famílias. “Muitos entraram na empresa   analfabetos e hoje concluem o segundo grau. Isso mostra que o ambiente de trabalho é favorável para que haja interesse em obter desenvolvimento de potencialidades, e através da aplicação da responsabilidade social buscar a inclusão daqueles que foram excluídos outrora”, pontuou Faria.
 
Durante o evento, o orador da turma, Antônio Marques, que tem 68 anos e atua como pedreiro há 7 na Pontal Engenharia, mostrou que nunca é tarde para aprender. “Essa oportunidade é única para todos nós com uma rotina tão cansativa. Mas com o apoio  familiar, da professora e da Pontal, os nossos esforços valeram a pena”, confessou o pedreiro. Ele foi responsável pelo discurso que escreveu e leu com bastante espontaneidade para os participantes da formatura, onde contou sobre as dificuldades enfrentadas por alguns colegas nesse período, como ir para as aulas de bicicleta devido à falta dinheiro para comprar a passagem de ônibus, mesmo nos dias chuvosos.
 
Para a líder dessa etapa educacional, a professora Mileani Ribeiro, 34, as barreiras foram inúmeras, pois “além do cansaço havia as questões de saúde e até financeiras, pois há alunos que saíram da empresa, mas continuaram estudando. Então, é um orgulho muito grande vê-los formados”, declarou. Segundo ela, a proposta de lecionar em uma obra veio em 2014 e, desde então, esse desafio se tornou uma missão especial, pois além de ensinar, passou a aprender com cada um dos estudantes.
 
Continuação do projeto
 
“A sala de aula no canteiro de obras é um programa continuo, desenvolvido pela  Pontal Engenharia juntamente com o Sesi. Os trabalhadores que tiverem interesse em participar podem realizar a inscrição  em uma nova turma. Não desistam dos seus sonhos. Existe um amanhã melhor, mas é preciso fazer a nossa parte e buscá-lo”, concluiu Ivo Corrêa Faria.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

MENU
WhatsApp chat