Meio Ambiente

A Pontal Engenharia promove diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente, que visam a prevenção da poluição, a redução do desperdício, o cumprimento da legislação ambiental vigente, a conscientização dos clientes, colaboradores, parceiros e comunidade sobre o desenvolvimento sustentável e ainda trazem benefícios aos clientes. A construtora promove junto aos colaboradores e demais públicos, campanhas de conscientização ambiental, redução da poluição e transformação de resíduos em fonte de renda. E utiliza o princípio dos 5 R’s (reduzir, reciclar, repensar, reusar e recusar).

Projetos

Projeto Primavera

O Projeto Primavera, desenvolvido pela Pontal Engenharia em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (AMMA) e o Jardim Botânico de Goiânia – Amália Hermano Teixeira, é uma iniciativa de parceria público privada com foco socioambiental e que irá recompor áreas de vegetação degradadas no próprio Jardim Botânico e em outros locais do município.

O projeto que atende aos requisitos do sistema de gestão ambiental da Pontal Engenharia tem várias etapas que compreendem desde a coleta de sementes na mata, preparação de mudas até o plantio destas árvores que será feito com espécies da flora do cerrado, gerando pesquisas na área.

Com estas ações a Pontal quer engrandecer o espaço do Jardim Botânico, que é mais do que um parque, é um local magnífico para a educação ambiental, pesquisa científica, preservação e beleza. Com este plantio ela espera executar tanto o reflorestamento das áreas degradada quanto neutralizar suas emissões e repor a natureza a madeira que foi usada para conceber os lares de seus clientes.

Educar Para Construir Um Mundo Melhor

O Projeto Educar para Construir um Mundo Melhor, sensibiliza e conscientiza as partes interessadas da construtora (clientes, colaboradores e fornecedores, comunidade e poder público, meio ambiente) para a importância, necessidade e prática da sustentabilidade para o desenvolvimento sustentável.

Por isso, intensificou suas ações de divulgação de seus projetos sociais, ambientais e econômicos: como a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a otimização/preservação dos recursos naturais, aplicação da logística reversa, promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, utilizando a educação ambiental como ferramenta estratégica para melhorar a construção civil e a comunidade, contribuindo para o entendimento e prática do conceito do desenvolvimento sustentável.

Vários resultados positivos foram notados na condução deste projeto, onde a peça principal da educação é o colaborador que é o multiplicador natural da sustentabilidade no trabalho e no lar.

Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero

O Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero constitui uma inovação técnica que contribui com o meio ambiente e a cidade, com boas práticas de sustentabilidade em argamassas, revestimentos e alvenaria, apresentando uma solução prática para a gestão dos resíduos sólidos, por meio de um modelo produtivo focado no gerenciamento e aproveitamento desses resíduos, que visa eliminar o desperdício e promover a melhoria contínua, fundamentando-se no princípio dos 5Rs (reduzir, reusar, reciclar, recusar e repensar) e da logística reversa (reaproveitando o resíduo/entulho gerado, no próprio processo construtivo da obra).

Para diminuir a geração e o descarte de resíduos classe A (entulho de construção), a construtora repensou seu método construtivo, mudando a alvenaria de vedação convencional com bloco cerâmico para alvenaria em bloco de concreto produzido na obra. Assim, o resíduo de bloco de concreto e dos demais produtos a base de cimento (argamassas e concretos) são triturados e reaproveitados como agregado miúdo, inclusive na produção de novos blocos de concreto, diminuindo as perdas e permitindo o máximo aproveitamento deste resíduo como matéria prima.

Dessa forma, a construtora tem praticado o desenvolvimento sustentável com a aplicação da logística reversa, contribuindo para a concretização da Política Nacional de Resíduos Sólidos e prolongando da vida útil dos aterros sanitários se tornando referência nacional em qualidade e sustentabilidade. Vale ressaltar que esse projeto é um aperfeiçoamento do Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável.

Produção Mais Limpa e Sustentável

O Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável apresenta um modelo de gestão ambiental e gerenciamento de resíduos, aplicado nos empreendimentos da construtora, que pode ser multiplicado para qualquer empresa de construção civil. Incorpora fortemente o princípio do desenvolvimento sustentável, aplicando o conceito dos 5 Rs (reduzir, reusar, reciclar, recusar e repensar), e diferenciais de sustentabilidade tanto no processo construtivo como no produto final, agregando valor econômico, social e ambiental ao empreendimento.

Suas ações contribuem significativamente para a prevenção à poluição, impactos ambientais adversos, otimização e redução do consumo de recursos naturais (matérias primas, água e energia), bem como promove a conscientização e educação ambiental a todas as partes interessadas da construtora (clientes, colaboradores e fornecedores, comunidade e poder público, meio ambiente).

Este projeto gerou vários resultados positivos a todas as partes envolvidas, com especiais benefícios aos clientes e ao meio ambiente, pelas reduções no consumo de água, energia e na geração/descarte de resíduos.

MENU
WhatsApp chat