As medidas ecológicas se tornaram urgentes na sociedade atual. Cada pessoa que se conscientiza sobre a necessidade das práticas sustentáveis, alimenta a esperança genuína por um mundo melhor. Afinal, com o aprimoramento da sustentabilidade, em nível industrial, ficou mais fácil aderir a novas maneiras de usar os recursos naturais. De igual maneira, a divulgação dos impactos ambientais causados pelo consumo desenfreado ajudam no processo de conscientização.
Só para exemplificar, o isopor, presente em grande parte dos produtos das gôndolas no mercado, pode demorar até 400 anos para se decompor. Tal fato, reforça como cada ação é importante. Quem mora em um apartamento sustentável recebe ainda mais incentivos para colaborar com o meio ambiente. Aceitar essa mudança de hábitos, na realidade, acaba sendo mais simples do que parece.
#1 Separe o lixo da reciclagem
Sem sombra de dúvidas, uma das medidas indispensáveis quando se pensa em sustentabilidade é a destinação correta dos resíduos gerados. Por meio da reciclagem, pode-se evitar o acúmulo de lixo, desperdício e danos ambientais. Além disso, no Brasil, também serve como fonte de renda, especialmente a reciclagem de alumínio. Se no seu apartamento você ainda não possui uma lixeira para orgânicos e recicláveis, faça essa aquisição agora mesmo. Temos, inclusive, um texto que te ensina a reciclar, acesse clicando aqui.
#2 Usar lâmpadas de LED
Embora o uso das lâmpadas incandescentes esteja em queda, ainda existem famílias que continuam utilizando-as. Há quem as prefira em razão do aspecto acolhedor advindo da iluminação “quente”. No entanto, também existem versões LED desse tipo de iluminação. Ou seja, não há motivos para não optar por ser mais sustentável. A economia de energia gerada por essa nova tecnologia é boa para o bolso do morador e, também, para o meio ambiente.
#3 Praticar o reúso de água
A prática das águas cinzas em um apartamento é possível desde que o morador tenha um pouco de criatividade e disposição. A maneira mais simples de colocar em prática o reúso desse bem tão necessário é com a coleta da água do segundo ciclo da máquina de lavar. É recomendável armazenar o líquido em baldes ou tambor e utilizá-lo para regar plantas e lavar o piso.
#4 Aproveitar a iluminação e ventilação natural
Outra dica que beneficia o bolso e a natureza é manter as janelas e cortinas abertas durante o dia e ao entardecer. Com a iluminação e ventilação natural o consumo de energia elétrica com lâmpadas e ar condicionado diminuem. Mas, além disso, os raios solares que entram no imóvel podem ajudar na produção de vitamina D e trazer mais bem-estar aos moradores.
#5 Diminuir o consumo por delivery
Por fim, mas não menos importante, aderir ao hábito de preparar as refeições proporciona benefícios para a saúde, economia e é uma prática sustentável. Com o crescimento dos pedidos por delivery aumentaram também a quantidade de lixo gerado. Na próxima vez que pedir um lanche, observe quanta embalagem foi necessária para a entrega do pedido e reflita sobre os seus hábitos. Se não tiver outra alternativa, faça a higienização das embalagens recicláveis e, posteriormente, a destinação correta.
E então, gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.