O que é sustentabilidade e de que forma posso praticar esse conceito no dia a dia? As respostas para essas perguntas foram repassadas por meio de conteúdo teórico e prático durante evento socioambiental desenvolvido pela Pontal Engenharia no dia 9 de julho, no Jardim Botânico, em Goiânia. Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores e familiares, fornecedores e clientes da Pontal, participaram da ação, que contou com programação extensa e prazerosa de atividades.
Nas palestras ministradas pelo engenheiro da Pontal, Wesley de Andrade, e pela bióloga do Jardim Botânico, Georgia Ribeiro, os visitantes tiveram a oportunidade de entender melhor qual é a relação entre sustentabilidade e temas como economia, social e ambiental, além de ações simples que podem ser feitas diariamente para preservar o meio ambiente e construir um mundo melhor. Foram promovidas ainda trilhas interativas georreferenciadas, que tiveram o apoio de guias da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), oficinas de reutilização de garrafas PET e plantio de mudas.
Filhas do carpinteiro Lourenço Ribeiro de Lima, as pequenas Janaína, de 12 anos, e Alice, de 8 anos, estavam empolgadas com a trilha. Segundo ele, que desde 1998 atua na Pontal, esses eventos são importantes por promover maior integração entre familiares e colegas de trabalho. “É uma ação diferente, que chama atenção ainda para um problema que está em todo o mundo, que é o descuido com a natureza. As novas gerações, como minhas filhas, precisam entendem o que pode e deve ser feito para garantir um mundo melhor”, ressalta.
É o que pensa também a serviços gerais da Pontal Engenharia, Estér Garcia, que foi ao Jardim Botânico com a filha e a neta. Para Estér, é possível sim agir de maneira sustentável. “É obrigação de todos. Se cada um agisse de forma cuidadosa com o meio ambiente, a natureza não estaria tão prejudicada”, enfatiza.
Relevante
“Hoje se fala muito em sustentabilidade, principalmente na mídia, mas muita gente ainda não sabe como aplicá-la em sua vida”, destaca o diretor da Pontal Engenharia, Ricardo Mortari Faria. De acordo com ele, esse foi um dos motivos para que a construtora realizasse o evento socioambiental no Jardim Botânico. “Ações como essa tem o objetivo de despertar as pessoas a começarem a aplicar corretamente os princípios da sustentabilidade em todas as atitudes diárias, já que já praticam esse conceito dentro de suas próprias casas. Que sempre ao produzirmos ou adquirirmos produtos ou serviços, que são ações econômicas, estamos gerando resultados ambientais e sociais, por isso devemos optar quais resultados, positivos ou negativos, vamos deixar para os nossos filhos e netos. É preciso estender essas ações para a vida em sociedade e compreender que a casa de cada cidadão é o planeta Terra”, reforça.
Já a bióloga do Jardim Botânico, Georgia Ribeiro, diz que a proposta da Pontal é similar ao que o espaço pretende repassar ao público, que é a questão ambiental. “Além disso, uma iniciativa como essa é muito importante para ajudar a divulgar o Jardim Botânico, que ainda não é muito conhecido pelos próprios habitantes da cidade”, informa.