Equipe de colaboradores da Pontal Engenharia participou no dia 1º de fevereiro de 2012, no Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, de evento para apresentar resultados do Projeto Primavera, programa que começou a ser realizado em setembro de 2011 e que é resultado de parceria com a construtora goiana. Por meio do projeto, o Jardim Botânico passou a ter um Museu Carpológico, por incluir sementes e frutos das espécies nativas do Cerrado.
De setembro a dezembro do ano passado, cerca de 2 mil pessoas visitaram o museu. No local estão armazenadas sementes, folhas, frutos e flores de diversas espécies vegetais do Cerrado. Segundo o engenheiro ambiental do Jardim Botânico, o museu serve como espaço para promoção da educação ambiental, já que os visitantes têm contato visual, tátil e olfativo com partes das plantas desconhecidas.
Com o apoio da Pontal Engenharia são desenvolvidas também no Jardim Botânico pesquisas, com a coleta de sementes, frutos e montagem de exsicatas, que servem como registro para pesquisadores da região e de outros lugares do país e do mundo. Além disso, a parceria permitiu a produção de 6 mil mudas de plantas do Cerrado, que contribuirá para a recomposição de áreas degradas no Jardim Botânico e neutralização das emissões de carbono das atividades da construtora.
Sustentabilidade
De acordo com o engenheiro civil da Pontal Engenharia, Wesley de Andrade, que esteve presente ao evento, a parceria entre a construtora e o Jardim Botânico será continuada e com ações frequentes, pois o objetivo é contribuir para que a população conheça e respeite o ambiente onde vive e saiba o que fazer para preservá-lo. “O Jardim Botânico recebe a visita de muitos estudantes. Por isso, a importância de trabalhar desde cedo a postura sustentável nesse público que pode se tornar multiplicador de conhecimento e boas práticas para toda sociedade”, destaca.
Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira
O Jardim Botânico foi inaugurado em 1978. A partir da Lei Municipal 7.800, de 5 de março de 1998, a área passou a ter como finalidade o desenvolvimento de pesquisa, divulgação, conservação, preservação e recuperação, além de programas de atividades de recreação ambiental em logradouro. O slogan do espaço é “Jardim Botânico, lugar de preservação”.