A crescente expansão demográfica e industrial nas últimas décadas tem comprometido o abastecimento de água no planeta e poderá resultar em sérios problemas para os próximos anos. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Os números atuais já são preocupantes, pois 800 milhões de pessoas não têm acesso a esse recurso hídrico e apenas 1% do total de água disponível na superfície da Terra é própria para consumo.
Mas essas previsões podem mudar com a conscientização da população e o desenvolvimento de ações sustentáveis em diversos segmentos da sociedade. O setor de construção civil tem mostrado que é possível sim usar os recursos naturais sem comprometer o futuro das próximas gerações. A Pontal Engenharia é um exemplo de empresa comprometida com o meio ambiente. Com sede em Goiânia, a Pontal possui diferenciais sustentáveis e socioambientais em todos os processos produtivos de suas obras habitacionais que a qualificam como a primeira construtora no Brasil a receber cinco certificações concedidas pelo ICQ Brasil (certificadora creditada pelo Inmetro). Reconhecidas pelo mercado para avaliação de qualidade e sustentabilidade, as certificações comprovam que a empresa desenvolve práticas em seu sistema de gestão voltadas para os setores de qualidade, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social e meio ambiente.
A Pontal Engenharia é pioneira no reaproveitamento de água das chuvas. A construtora utiliza tecnologia própria desde 2001, com o intuito de aproveitar a água nos seus empreendimentos para uso em bacias sanitárias dos apartamentos e na área comum dos edifícios em torneiras de jardins e lavagens. Segundo o engenheiro da Pontal Engenharia, Wesley de Andrade Galvão, os diferenciais de sustentabilidade aplicados nos apartamentos construídos pela Pontal, como a medição individualizada das águas quente, fria e das chuvas, o sistema de bacia sanitária (eco flush) com dois tipos de acionamento de descarga (3 e 6 litros), o inovador sistema Pontal de aquecimento d´água por energia solar e o aproveitamento de águas da chuva e do ar-condicionado, projetam economia nas contas de água, energia e condomínio que equivalem até duas contas de condomínio por ano. Por mês, a economia de água pode chegar a 20% ou 30%. Além desse fator, há o retorno para o meio ambiente com a otimização do uso dos recursos naturais, pois estas medidas reduzem significativamente o consumo de água e energia e ainda soma-se a preservação proporcionada pela recarga do lençol freático gerada pelo uso de poços de infiltração para destinar o excedente das águas pluviais. Assim, esclarece Wesley que essas medidas colaboram ainda com a comunidade por meio da redução de novos investimentos públicos em saneamento e geração de energia.
“Para a Pontal Engenharia, sustentabilidade é uma prática rotineira e um diferencial que integra todos os seus processos construtivos e os apartamentos entregues aos seus clientes, porque o desenvolvimento sustentável é obtido a partir do ponto de equilíbrio dos interesses de todas as partes envolvidas no processo construtivo: clientes, colaboradores, comunidade, meio ambiente e a empresa. Nós acreditamos que se cada um levar em consideração as necessidades das outras partes haverá um equilíbrio maior e o resultado benéfico será para todos e para o Planeta”, explica o diretor da empresa, Ricardo Mortari Faria.
Nosso jeito de fazer
A Pontal Engenharia tem como princípio “Construir com Qualidade e Responsabilidade”, característica que resulta na elaboração de projetos inteligentes, aprimoramento de processos construtivos, desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas para o cliente e utilização de materiais nobres. A construtora atua com equipe própria especializada, em constante aperfeiçoamento, exercendo sua atividade com responsabilidade e consciência socioambiental para beneficiar clientes, colaboradores, comunidade e o meio ambiente. A Pontal Engenharia se orgulha, ainda, de ser uma empresa certificada segundo normas nacionais e internacionais. Assim, seguindo o que recomenda as normas ISO, a empresa diz o que faz, faz o que diz e comprova que fez por meio de certificações de organismo acreditado pelo INMETRO.