Três projetos e iniciativas da Pontal Engenharia integram o Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), publicação que será lançada no dia 22 de março, das 9h30 às 15 horas, no Seconci do Rio de Janeiro (RJ). O livro é resultado da parceria entre CBIC e Fundação Dom Cabral (FDC) e reúne um conjunto de iniciativas empresariais que se tornaram referência ao alcançar resultados significativos nas áreas ambiental, econômica e social. O objetivo da CBIC e da Fundação Dom Cabral com o lançamento do Guia é estimular as mais de 170 mil empresas que integram o setor, para que incorporem os conceitos e práticas de sustentabilidade corporativa ao seu cotidiano.
Ao todo, 29 práticas nacionais foram selecionadas e fazem parte do livro. Entre essas iniciativas estão três da Pontal Engenharia: Desenvolvimento do Sistema de Gestão Integrado (SIG), Ergonomia no canteiro de obras e escritório da empresa e Otimização dos processos construtivos para minimizar a geração de resíduos, categoria melhorias dos processos construtivos. Este último case será apresentado pelo engenheiro civil da Pontal Engenharia, Wesley de Andrade Galvão, durante o evento de lançamento do guia, na capital fluminense. O projeto da construtora goiana é um dos seis escolhidos para serem apresentados ao público que estará presente na sede do Seconci Rio. As demais experiências estarão expostas em painéis durante toda a programação.
Exemplos
A prática Otimização dos processos construtivos para minimizar a geração de resíduos, categoria melhorias dos processos construtivos, corresponde ao projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero, um dos mais recentes desenvolvidos pela Pontal Engenharia e prática já consolidada da construtora, com relevantes resultados. Iniciado em 2010, tem por objetivo promover novo modelo de desenvolvimento sustentável, com a meta de zerar o descarte do resíduo classe A das construções da Pontal Engenharia, pelo aproveitamento e reuso na própria obra, consolidação da melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão (SIG) e aplicação do conceito de logística reversa na construção civil. Com diferencial socioambiental e econômico, o projeto tem conquistado prêmios, como é o caso da etapa nacional e estadual do PSQT na modalidade Desenvolvimento Socioambiental.
Já o Desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão (SIG) refere-se à iniciativa da Pontal Engenharia de estruturar sistema (que iniciou em 2004 e foi implantado em 2007), para melhoria do desempenho da construtora em aspectos como redução do desperdício e, automaticamente, redução de entulhos; aumento da produtividade; redução de retrabalho; melhoria no ambiente de trabalho, resultando em uma redução na taxa de absenteísmo entre outros; levando ao surgimento de uma “cultura da qualidade” na empresa. Por meio do SIG, o conceito de qualidade adotado para os empreendimentos passou a ser aplicado também nas relações da empresa com seus stakeholders (meio ambiente, colaboradores, comunidades vizinhas aos empreendimentos, fornecedores, governos e sociedade em geral).
Outra iniciativa da construtora goiana escolhida para integrar o Guia é Ergonomia no canteiro de obras e escritório da empresa. O case corresponde ao projeto De Olho na Postura, com ações inovadoras em ergonomia, voltadas para a segurança e a qualidade de vida do colaborador. O projeto foi selecionado pelo edital de inovação 2011 do Sesi/Senai entre 81 propostas em todo o Brasil e possui práticas como tai chi chuan, micro-pausas e ginástica laboral junto aos colaboradores com adequação das instalações, desde a obra até a área administrativa da empresa, para evitar doenças laborais e estimular a prática das ações ergonômicas até mesmo em casa.
Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade
O Guia organiza as boas práticas em seis grupos. As divisões foram pensadas para facilitar o processo de leitura e permitir que o público interessado possa consultar rapidamente as experiências nas áreas de seu maior interesse: Gestão Empresarial e Governança, Relacionamento com os Stakeholders, Melhorias no Processo Construtivo, Saúde e Segurança do Trabalhador, Formação de Mão de Obra e Desenvolvimento Imobiliário Urbano. Ao todo, foram reunidas 29 boas práticas, em quatro regiões do país (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste). Os estados que mais se destacaram no levantamento foram: Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O Guia será disponibilizado para download gratuito no site da CBIC (www.cbic.org.br) a partir do dia 25 de março de 2013.