Alunos da Escola Municipal Frei Demétrio Zanqueta, localizada no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia (GO), foram premiados na 3ª Edição do Concurso de Redação, promovido por meio de parceria entre a Pontal Engenharia e o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira. Durante o evento de entrega dos prêmios, realizado nesta quinta-feira (6), no Jardim Botânico, as crianças da escola também plantaram no parque 40 mudas de árvores nativas do Cerrado, em alusão à Semana do Meio Ambiente.
Com o tema ‘A importância da água para a vida’, meninos e meninas de 9 a 12 anos, dos Ciclos 1 e 2 do ensino fundamental, produziram redações que concorreram no concurso. As dez melhores receberam certificados de participação e prêmios. Segundo o diretor executivo da Pontal Engenharia, Ivo Corrêa Faria, por meio de ações de cunho social como essas é possível despertar desde cedo a consciência ambiental nas crianças e torná-las multiplicadores de conhecimento. Ivo aproveitou o evento e conversou com os estudantes, alertando sobre a importância da água para a manutenção da vida no nosso planeta.
Para a diretora interina no Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, Geórgia Sant’Ana, esse tipo de ação permite sensibilizar as crianças para a preservação do meio ambiente. “Muitos sabem como e onde usar a água, mas desconhecem a origem e que é um bem finito”. A diretora da Escola Frei Demétrio Zanqueta, Maria Lisboa de Moraes Rocha, enfatizou que o concurso incentiva os alunos a ter mais hábito de leitura. “Todos são estudantes de tempo integral. Devido ao longo período que passam na instituição, essas crianças precisam sem motivadas o tempo todo”, complementou. Já o auditor externo Telmo Azambuja, que acompanhou o evento de premiação, confirmou que esse é o caminho para se cumprir a norma brasileira de responsabilidade social (NBR 16001) e a norma brasileira de gestão ambiental (NBR ISO 14001).
Os ganhadores
O estudante de 9 anos, Jhonatan Pereira dos Santos, foi o grande vencedor e levou para casa um computador de mesa. “Aprendi que é água é muito importante para a vida. Por isso, é importante preservar esse recurso”, afirmou. A aluna Tainara Vitória, 11 anos, também confirmou que aprendeu muito se preparando para escrever a redação. “Agora reduzi meu tempo de banho e evito deixar a torneira aberta”. A menina ficou no 8º lugar do concurso.
O concurso
Esta foi a terceira edição do Concurso de Redação promovido pela construtora goiana. Para o engenheiro civil da empresa, Wesley de Andrade Galvão, há perspectivas de aumento do número de escolas e estudantes na edição de 2014. “Vamos estudar para promover o concurso em três ou quatro escolas. É necessário fornecer ao cidadão de amanhã a consciência socioambiental”, explica.
Confira os ganhadores:
1º Jhonatan Pereira dos Santos – computador;
2º Gustavo dos Santos Silva – TV 21’ polegadas;
3º Rainara Pereira Alves – bicicleta;
4º Regina Lima Santana – microsystem;
5º Gabriel Nunes Gondim – DVD;
6º Artur Nunes Soares – DVD;
7º Kauã Lobo da Silva– mochila;
8º Tainara Vitória – mochila;
9º Luciana Rodrigues Santos – MP3;
10º Anne Caroline Passos – MP3.
Leia a redação vencedora
As formas da água
A água é muito especial para a vida e por isso é tão importante cuidarmos dela. Ela tem vários nomes: a chuva, a garoa, o gelo, a tempestade, tem o vapor, a gota e a maré cheia. Tem também o rio, o mar, a nascente, a corredeira. E tem a que sai da torneira. A água tem tantos nomes que é difícil se lembrar.
A água salgada se chama mar. A água doce tem vários versões, que é o rio, a lagoa, o riacho e o lago. E quando desce do olho é lagrima e quando é rápido é corredeira. E quando cai da montanha é cachoeira. Por isso o homem deveria dar mais valor na água que nos serve de tantas formas.
Jhonatan Pereira dos Santos