O projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero, desenvolvido pela Pontal Engenharia, recebeu no dia 30 de agosto, durante cerimônia realizada em Brasília (DF), Menção Honrosa no Prêmio Brasil de Engenharia, considerada a maior premiação da engenharia brasileira. O certificado foi entregue ao engenheiro civil da Pontal Engenharia, Wesley de Andrade Galvão, um dos autores do projeto.
As menções honrosas foram concedidas pelo júri do prêmio, formado por renomadas personalidades do meio acadêmico, às empresas e profissionais que se destacaram da maioria dos projetos inscritos. Mais de 200 trabalhos de alto nível concorreram à premiação, vindos de diversos estados, de profissionais e universidades brasileiras, e os melhores foram selecionados pela qualidade e a competência do trabalho. Realizada pelo Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e pelo Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, a iniciativa, em seu segundo ano, teve como tema-macro Engenharia para Todos.
Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero
Com esse projeto, a Pontal Engenharia apresenta um modelo de gestão ambiental e de resíduos sólidos que tem a meta de zerar o descarte de resíduo sólido classe A (entulho de demolição – tijolo, cerâmico, argamassa, etc) até o final de 2012, por meio do seu beneficiamento e aproveitamento na própria obra, transformando em matéria prima o que seria jogado fora. É aplicado o conceito dos 5R’s e logística reversa, contribuindo para a concretização da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Prêmio Brasil de Engenharia- Edição 2012
Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora de 25 membros, de todas as regiões do Brasil, coordenada pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Almeida Guimarães. Nesta edição, o prêmio abrangeu nove áreas temáticas: construção sustentável; saneamento e recursos hídricos; resíduos sólidos; transportes e mobilidade urbana; agricultura sustentável e biotecnologia; sustentabilidade energética; educação tecnológica; inclusão digital; e engenharia cidadã. “Queríamos premiar projetos de relevante interesse nas áreas social, ambiental e educacional, que trouxessem soluções para os principais desafios brasileiros, e que também procurassem levar o melhor da engenharia para o maior número de pessoas”, ressalta o presidente do Instituto Atenas, Andrés Gianni, idealizador e coordenador geral da iniciativa.
Menção Honrosa
Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero
Autores: Wesley de Andrade Galvão, Grace Cury Hoffmann, Ricardo Mortari Faria, Adão Batista Osório e Ivo Corrêa Faria