Pela quarta vez, a construtora goiana Pontal Engenharia é contemplada com o Prêmio ECO 2015. A premiação, a maior da América Latina, reconhece empresas nacionais e internacionais que caminham para a sustentabilidade por suas práticas sociais e ecologicamente responsáveis. O prêmio representa um marco nas atividades sustentáveis do país, traz grandes nomes do cenário nacional e internacional evidenciando ações de destaque nesse segmento e é organizado pela Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil), a maior Câmara de Comércio entre 104 países.
A cerimônia foi realizada na noite desta quinta, 10, em São Paulo. O diretor-presidente, Ricardo Mortari Faria, e o diretor-executivo, Ivo Corrêa Faria receberam os prêmios. A construtora ficou em primeiro lugar nas categorias Elis (Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade) e Práticas de Sustentabilidade(Processos).
A empresa foi a pioneira em Goiás em aplicar medidas sustentáveis em suas construções e mostrar preocupação com a finitude dos recursos naturais. É reconhecida e premiada nacionalmente por suas ações. “Estamos imensamente felizes pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por nossa equipe que é referência nacional em construir com qualidade e sustentabilidade”, diz o diretor-executivo, engenheiro Ivo Corrêa, ao lembrar o trabalho vanguardista de seu pai, o engenheiro Ricardo Mortari, diretor-presidente da empresa. “Receber um prêmio como este é o reconhecimento de que estamos no caminho certo buscando a satisfação de todas as partes envolvidas e principalmente contribuindo para a Construção de um mundo melhor”.
Entre as diversas ações que a Pontal realiza estão o reaproveitamento de resíduos no canteiro de obras (contribuindo com o aumento da vida útil do aterro sanitário buscando assim uma destinação nobre para o que anteriormente era tratado como lixo); reaproveitamento da água da chuva nos vasos sanitários tecnologia desenvolvida e utilizada pela construtora em seus empreendimentos desde 1998 e, no próximo empreendimento, todos os apartamentos possuirão a tecnologia de reaproveitamento da água cinza, aquela utilizada nos lavatórios e chuveiros.; além da patente desenvolvida pela construtora que utiliza o aquecimento solar da água dos chuveiros nos apartamentos o que possibilita uma economia real nas contas de energia dos clientes que adquirem os produtos da Pontal Engenharia.
Neste mês de dezembro, houve auditoria externa de qualidade e a Pontal foi recertificada pelo ISO 9001:2008 e PBPQ-h/SIAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil –SIAC– do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). A auditoria comprovou a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade da Pontal Engenharia.