O Corpo de Bombeiros inaugurou nesta terça, 3, o Centro de Investigação e Perícia de Incêndio. A unidade, que funcionará no Comando de Operações da Defesa Civil, ao lado do Estádio Serra Dourada, reúne laboratórios onde serão estudados as prováveis causas de incêndios e serão elaborados laudos que ajudarão a esclarecer os sinistros investigados. A obra só foi possível graças a uma parceria entre o Poder Público e empresas de construção.
Atendendo a um pedido do Corpo de Bombeiros, a Pontal Engenharia foi quem começou a obra em fevereiro deste ano e fez toda a estrutura. Pela ação, os engenheiros Ricardo Mortari Faria, presidente da Pontal, e Wesley Andrade Galvão, colaborador da empresa, receberam o Certificado Amigo do Bombeiro. O diretor-executivo Ivo Corrêa Faria representou o presidente na solenidade realizada nesta terça-feira. O certificado foi entregue pelo coronel Carlos Helbingen Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
O comandante-geral explica que a instalação é parte de um projeto que já vinha sendo desenvolvido. “ Por meio desta parceria conseguimos construir este ambiente e este local irá viabilizar o complemento da investigação do incêndio, reduzindo custo e melhorando a qualidade do combate”, destaca. “Vamos transformar em conhecimento científico as ações após o incêndio e viabilizar melhor socorro”.
O tenente-coronel Glaydson Silva Pereira, chefe do Serviço Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros, explicou que o Centro de Investigação irá averiguar todas informações onde ocorreu determinado incêndio, desde a causa até o combate, passando pelo funcionamento dos instrumentos usados no combate ao fogo. “Vamos saber, por exemplo, se os equipamentos utilizados são eficientes ou não, e, com isto, vamos melhorar a prestação de serviço à comunidade”, explica ao elogiar a iniciativa da Pontal. “Estas parcerias são sempre bem-vindas para a construção deste tipo de unidade”.