Pontal Engenharia conquista primeiro lugar no 1º Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas. A construtora ganhou na categoria “Responsabilidade Social”. Comissão Julgadora foi composta por auditores do ICQ-Brasil. Foram mais de 70 trabalhos inscritos. A premiação foi realizada em Goiânia, no Teatro SESI, na última sexta-feira, 18. O troféu é mais um que consolida a Pontal Engenharia como a mais premiada do Brasil. A premiação foi uma iniciativa do Sinduscon-GO para apoiar o desenvolvimento sustentável da construção e criar junto à sociedade uma imagem positiva do setor.
A empresa é conhecida por promover a cultura do desenvolvimento sustentável no mercado da Construção Civil. Ela implanta e incorpora projetos e tecnologias no seu processo construtivo para reaproveitar material de construção, evitando entulhos e usos de caçambas (que atrapalham o trânsito). A construtora montou uma central de reciclagens em que todos os resíduos gerados são separados e catalogados por categorias. Pesquisas laboratoriais comprovam que os resíduos da construção civil são muito ricos e, se processados da maneira correta, têm qualidade superior aos insumos convencionalmente utilizados, como areia e brita.
Além disto, a construtora coloca o bem-estar de seus colaboradores e familiares como uma das prioridades. Com frequência, todos participam do “Dia da Saúde”, em que assistem palestras, passam por exames, se divertem e recebem massagens. Nos empreendimentos já prontos, a estrutura é preparada para receber e armazenar água da chuva, que é reutilizada pelos moradores, e usar a energia solar. “Em seus 30 anos no mercado, a Pontal atende a várias normas internacionais, visando a saúde e a segurança no trabalho; a qualidade e a responsabilidade social e ambiental”, destaca Ivo Corrêa, diretor-executivo da Pontal Engenharia.
Por mostrar que é possível gerir os resíduos sólidos, reaproveitar água da chuva e a energia solar, a Pontal Engenharia foi reconhecida em várias premiações nacionais e é destaque na América Latina pelas práticas sustentáveis durante e após a construção. Em dezembro do ano passado, por exemplo, a construtora goiana foi vencedora pela quarta vez do Prêmio ECO, a premiação da Amcham/Brasil que reconhece empresas nacionais e internacionais que implementam práticas sociais e ecologicamente sustentáveis. A empresa ficou em primeiro lugar nas categorias Elis (Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade) e Práticas de Sustentabilidade (Processos).