
Na cozinha se concentra os principais momentos em família. Logo, acaba sendo o cômodo com maior potencial para bagunça e sujeira. Manter essa parte da casa ou apartamento em ordem, certamente, é um desafio. Por isso, preparamos algumas dicas que podem contribuir para uma organização mais assertiva, prática e que possibilite uma dinâmica mais simples e coerente no cotidiano.
Evite acúmulos
Sabe a filosofia do “menos é mais”? Ela pode ser facilmente aplicada na organização da cozinha. Resistir aos impulsos de comprar uma nova vasilha, panela ou conjunto de xícaras que não são necessários para o momento possibilita não apenas a economia financeira, como uma disposição mais inteligente dos utensílios da cozinha. De forma semelhante, não deixe vasilhas se acumularem na pia, pois contribui para uma imagem de sujeira e desleixo.
Organize os armários
Manter os armários organizados é indispensável para quem planeja ter uma cozinha prática. Uma forma básica de planejar a organização dos armários é fazer a separação por tipos como panelas, vasilhas de plástico e insumos. No mercado estão disponíveis os mais diversos modelos de organizadores, desde racks, prateleiras, aramados e colméias. Com eles, fica ainda mais fácil deixar a arrumação em dia.
Separe os eletrodomésticos
Na mesma linha da organização dos armários, deixar um espaço reservado apenas para os aparelhos eletrodomésticos além de otimizar o tempo, demonstra uma lógica na organização da cozinha. Se você for daquelas pessoas que sentem orgulho da coleção de eletrodomésticos pode, inclusive, deixá-los em um espaço do organizador que fique à mostra. Dessa forma, também farão parte da decoração da cozinha.
Invista em potes
Uma maneira simples de ter uma cozinha organizada é utilizar potes de vidro como armazenadores de insumos como arroz, macarrão, feijão e demais produtos. Embora os potes de plásticos sejam mais acessíveis, os de vidro são uma melhor opção, pois são sustentáveis (já que são 100% recicláveis), não são porosos e, consequentemente, não passam odores para o alimento. Além disso, conferem um charme extra como item decorativo.
Conheça o poder dos ganchos
Deixar alguns utensílios suspensos contribui para a otimização do espaço, mas também para a decoração. Os ganchos são exemplos baratos e práticos para garantir um toque especial na sua cozinha. Jogo de colheres, panos de pratos e até mesmo xícaras são belos exemplos de como utilizar os ganchos a seu favor. Apenas certifique-se de evitar acidentes comprando suportes em conformidade com o peso do objeto que vai manter em suspensão.
Divisória de gavetas
Você já teve dificuldade para encontrar algum utensílio que estava jogado na gaveta? Isso acontece nas melhores famílias, portanto, não é por acaso que se popularizou as divisórias móveis de gavetas. De plástico ou madeira, essas divisórias possibilitam uma separação mais eficiente dos talheres e demais utensílios. Com isso, todos do imóvel ganham em praticidade e agilidade na cozinha.
Conhecia alguma dessas dicas? Sentiu falta de algum truque para deixar a cozinha mais organizada? Conte para a gente! Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.