É incrível como as cores transformam os ambientes. Tons frios, por exemplo, costumam passar uma impressão mais séria e empresarial enquanto cores mais quentes e vibrantes são mais imponentes e românticas. A relevância das cores é tamanha que até mesmo a literatura se debruça sobre o assunto e estuda sua influência nas decisões e na vida das pessoas.
Ainda que você não trabalhe em home office, é certo que a sua casa é um dos seus espaços mais frequentados. Lugar de descanso, lazer e vivência, o lar, mais do que um abrigo, desempenha importantes funções cognitivas. Isto é, permite que o indivíduo sinta segurança, pertencimento e conforto. Esses são requisitos básicos para viver com qualidade de vida.
Não por acaso, cuidar do apartamento também é cuidar de você e da sua família. Em textos anteriores aqui falamos sobre como decorar seu apartamento gastando pouco e como tornar o seu apartamento mais sustentável. Porém, hoje propomos uma pequena reforma: a pintura do seu apartamento. Isso tudo porque as cores certas deixarão o seu lar ainda mais aconchegante e feliz.
Como escolher as cores?
Decidir com qual cor irá pintar o apartamento é uma decisão mais importante do que parece ser. A disposição dos cômodos, entrada de luminosidade natural e espaço são alguns dos aspectos que devem ser considerados no planejamento da reforma. Felizmente, atualmente existem diversas opções de marcas e variações de tonalidades e cores para quem deseja inovar na pintura de casa.
Mas, para garantir que a escolha da nova cor seja assertiva tente pensar o que pretende despertar em cada cômodo. Caso o desejo seja tornar a sala mais moderna e criativa, cores como o azul turquesa, azul anil, cinza chumbo e a paleta do amarelo são excelentes opções. Contudo, se a intenção for trazer uma atmosfera de sobriedade e elegância, os tons de roxo, bordô e pastéis mais terrosos também são indicados.
Quais as melhores combinações?
Caso queira ter um apartamento mais moderno, investir em combinações de cores pode ser a melhor saída. Existem cores que naturalmente combinam como o bege e tons mais amadeirados e o azul marinho com o branco. Entretanto, também existem combinações inusitadas que se revelam como verdadeiros achados em um planejamento de reforma.
Um exemplo de combinação singular, mas que funciona, é o azul de prússia com o amarelo abacaxi. Apesar de serem duas cores fortes, elas combinam quando colocadas em uma mesma parede, sobretudo em formatos geométricos. Mas, cuidado! Por serem fortes, o indicado é que apenas uma parede possua esse tipo de pintura, de forma que contraste com outro tom mais suave como off-white ou tons pastéis.
Quando for escolher as cores que deixarão o seu apartamento ainda mais aconchegante e bonito tente observar sua preferência pessoal. É inegável que você passará muito tempo convivendo com aquelas cores e, portanto, é preciso não apenas ter afinidade, como apreço. Se sentir insegurança, procure aconselhamento com profissionais.
Gostou das dicas? Sentiu vontade de pintar o seu apartamento? Conte para a gente! Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.