
A primavera chegou e com ela aumenta também a incidência dos raios solares aqui em Goiânia. Com dias mais iluminados, a necessidade de ter uma boa proteção nos vidros, especialmente quando a intenção é dormir até mais tarde, se torna indispensável. Dentre as melhores opções do mercado estão as cortinas e persianas, que além de protegerem da luz natural e artificial, também são itens decorativos.
Embora tenham o mesmo propósito, essas duas modalidades se diferem em muitos níveis. O principal deles se relaciona com o material de fabricação. Enquanto a cortina costuma ser feita de tecido, a persiana além de pano, pode ser também de PVC, alumínio, bambu e madeira. O impacto visual da diferença é ainda maior. O que pode dificultar a escolha na hora de decorar o seu apartamento.
Vantagens das cortinas
As cortinas são uma das modalidades de vedação de luz mais populares. Porém, não se deixe enganar. Embora existam versões com corta-luz e blackout, é mais comum encontrar as opções com baixa e média vedação. O que pode ser um ponto positivo para quem não quer vedar por completo a entrada da iluminação. Em relação ao preço, no mercado existem modelos de varão e trilho com valores de R$ 80 até mais de R$ 600. Portanto, o custo x benefício dependerá não apenas do que você procura para ornamentar o seu lar, como também, do seu orçamento.
Apesar da questão financeira, as cortinas se destacam pela versatilidade, pois possuem modelos exclusivos para os mais diversos cômodos desde a sala, quarto, cozinha e, até mesmo, o banheiro. Esse último, porém, se distingue na fabricação, uma vez que não costuma ser produzido a partir de material orgânico, mas sim de derivados do plástico.
Escolher uma cortina para quaisquer ambientes do seu apartamento também te possibilita optar pela versão curta ou longa. Sendo a primeira com metragens que vão até um pouco abaixo da janela e a segunda até uma média de 4 cm de distância do chão. As longas, sem sombra de dúvidas, são excelentes opções para quem procura criar um ambiente mais romântico e sofisticado.
Motivos para escolher persianas
As persianas, ao contrário das cortinas, são uma vedação que durante muito tempo foi utilizada apenas no meio empresarial. Entretanto, pela sua alta eficiência em cortar a iluminação do ambiente, começou a ser aplicada também nas residências, sobretudo em apartamentos. Sua praticidade, no entanto, é o item que a destaca entre as outras opções disponíveis no mercado.
Como falamos anteriormente, as persianas costumam ser mais ricas em modelos de estéticas variadas. Diferentemente das cortinas de tecido comuns, elas se identificam pela divisão do material em lâminas ou em rolos. Os níveis de vedação da iluminação também são distintos. Em comparação, as de alumínio costumam deixar o ambiente mais escuro do que as de tecido, por exemplo. Ademais, não costumam ser aplicáveis na mesma quantidade de cômodos (como cozinha e banheiro) da mesma forma que as cortinas.
Ficou mais fácil decidir se no seu apartamento combina mais com uma cortinas ou persianas? Continua na dúvida? Bom, saiba que você não está sozinho(a) nessa indecisão. Existem inclusive alguns projetos de arquitetura que envolvem a mescla dessas duas modalidades. Assim, não se perde o charme de uma cortina longa, tampouco a eficiência das persianas em vedar a iluminação.
O texto dessa semana te ajudou a decidir como vai decorar o seu apartamento? Quer conhecer mais opções? Acesse o nosso blog, lá você encontrará várias dicas úteis para o seu dia a dia ser cada vez mais sustentável. Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.