A meditação no apartamento se popularizou ao longo da pandemia da Covid-19 pela capacidade de contribuir na manutenção da saúde mental. Por ser uma prática fácil de ser feita no conforto do lar, conquistou novos adeptos que se viram convidados a inserir em sua rotina esse momento de autocuidado. Mas, para garantir um relaxamento mental e físico, recomenda-se a organização de um lugar específico na casa para esse fim.
Por que meditar?
De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, pessoas que possuem o hábito de meditar se beneficiam em diversos aspectos. Foram percebidas contribuições na redução do estresse, controle da ansiedade, diminuição da perda de memória, combate à insônia e manutenção do peso. Em outras palavras, os minutos dedicados a essa prática podem ser grandes aliados na saúde como um todo.
Mas, por onde começar? Montar esse “cantinho” especial é bastante simples. Especialistas indicam que o local precisa ser aconchegante, mas não tanto a ponto de induzir o sono. Assim, é comum que se opte por tapetes simples ou acolchoados, estendidos em uma superfície sem ondulações. Em alguns casos pode-se investir em incensos e outros aromatizantes que potencializam a relação de contato consigo mesmo.
Atualmente, além dos profissionais especializados em guiar esses processos, existem aplicativos nas versões gratuita e paga, que também podem ser atualizados. Entretanto, o sucesso dessa meditação está diretamente relacionada com a experiência singular de cada usuário. Há quem consiga mergulhar em profundo estado de tranquilidade guiado por músicas, outros por sons da natureza e aqueles que preferem o silêncio.
Meditação no apartamento
Saber qual estilo de meditação funciona melhor é fundamental para conseguir organizar um espaço para esse cuidado no seu apartamento. Via de regra, designar um local que seja tranquilo e com pouca interferência externa acaba sendo a saída mais recorrente para quaisquer que sejam as preferências e/ou necessidades. Afinal, o ato de meditar envolve concentração, algo que dificilmente será alcançado caso seja realizado em um corredor ou área de grande circulação.
Por essa razão, as varandas geralmente são os primeiros cômodos a serem associados à prática. A escolha é justificável, pois, usualmente, possuem uma boa circulação do ar e permitem um contato mais próximo com a natureza, ainda que dentro de um apartamento. Mas, atenção para os horários. Em dias de muito calor, por exemplo, a incidência da luz do sol pode atrapalhar esse momento de autocuidado. Outro espaço que pode ser utilizado para meditação são os quartos. Aconchegantes por definição, são convidativos ao relaxamento.
Gostou desse texto e ficou com vontade de se programar para comprar o seu novo apartamento? Precisa de ajuda para encontrar o projeto dos seus sonhos? Fale agora com a gente pelo WhatsApp e conheça os nossos produtos! Acompanhe a Pontal Engenharia nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.