Para encontrar o apartamento ideal, uma das primeiras decisões a serem tomadas é se vale comprar um imóvel pronto para morar ou ainda na planta. Não restam dúvidas de que esse questionamento considera características bastante específicas sobre o perfil de cada comprador e/ou família. Até porque ambas modalidades entregam diferenciais interessantes para quem adquire com fins de moradia ou investimento.
De fato, existe uma coleção de prós e contras que contribuem no processo de análise. Os principais deles se pautam, em resumo, na praticidade, preço e acabamento. Como falamos anteriormente no texto sobre o passo a passo para se escolher um imóvel, a situação e urgência de um novo lar acaba sendo um dos fatores mais decisivos, mas estão longe de ser os únicos, como veremos a seguir.
Pronto para morar
Os apartamentos prontos para morar são aqueles que tiveram as obras concluídas e, consequentemente, foram entregues pela construtora. Em alguns casos, podem terem sido morada de outras pessoas. Por isso, não é raro apresentarem marcas de tempo e uso. De igual maneira, como o estágio de obras foi concluído, caso haja o interesse de mudar o piso, trocar portas ou aumentar um cômodo será necessário realizar um novo projeto com engenheiro, buscar aprovação para só então conseguir fazer a adaptação.
Mas, em contrapartida, são uma excelente opção para quem cansou de pagar aluguel e deseja conquistar um imóvel próprio. Além disso, garantem a praticidade de viabilizar a mudança para o novo lar tão logo sejam assinados os documentos de transferência imobiliária e registro junto ao cartório. Consequentemente, possibilitam que a realização e qualidade de vida estejam à disposição com rapidez. Falamos mais sobre essas vantagens neste texto.
Apartamento na planta
Comprar um apartamento na planta deixou, há muito tempo, de ser um investimento de risco. O amadurecimento do mercado imobiliário fez com que apenas as construtoras sérias permanecessem no segmento. Exemplo evidente desse recorte pode ser observado na trajetória da Pontal Engenharia. Desde 1986, a construtora entrega empreendimentos com alto padrão de qualidade e, em sua maioria, antes do prazo estipulado. O Pontal das Brisas e o Pontal das Estrelas, por exemplo, tiveram entrega antecipada de 4 meses.
Com a ciência de que esse investimento é seguro, pode-se desfrutar com mais tranquilidade de todos os benefícios de adquirir um imóvel na planta. Os principais deles são a possibilidade de, em contato com a construtora, escolher os detalhes do acabamento (cor de piso, por exemplo) e, principalmente, acessar um plano de pagamento mais facilitado. Em inúmeros casos pode-se parcelar a entrada do financiamento e, no final das contas, economizar no valor final do imóvel. Conheça outras vantagens no nosso texto sobre os motivos para comprar seu apartamento na planta.
Esse texto te ajudou a decidir como fazer o seu investimento? Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.