Quem compra um apartamento pela primeira vez acaba sendo exposto a um universo totalmente novo. Por essa razão é comum surgirem inúmeras dúvidas e questionamentos sobre como proceder em diferentes etapas. Embora o financiamento e transação imobiliária sejam procedimentos consideravelmente simples, envolvem uma sequência de ações que podem pegar pessoas desavisadas de sobressalto. Logo, é importante estar por dentro de todos os detalhes, concorda?
É comum ter que pagar o “sinal”
Não precisa se preocupar se você não entendeu esse subtítulo. O sinal sempre é pago à vista no ato da compra ou até 2 dias úteis após assinatura do contrato. Mas, calma. Ele não é um valor extra que você paga para adquirir o seu apartamento. Na verdade, faz parte da entrada e integra um sistema de estratégias para facilitar o procedimento da compra. Um imóvel de R$ 100 mil, por exemplo, pode ter um custo de sinal na média dos R$ 5 mil, a depender da negociação.
Você pode usar o FGTS como entrada
Trabalhadores em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), safreiros, avulsos, temporários, intermitentes, rurais e domésticos têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Em diferentes bancos e financiadoras, como a Caixa Econômica Federal, o uso dessa quantia pode ser utilizado como entrada no financiamento.
É preciso reservar um dinheiro para o cartório
Não seja pego de surpresa. Os valores pagos na compra de um apartamento e o seu financiamento não são as únicas “saídas” da sua receita financeira. Depois que se assinam os contratos com a construtora/imobiliária vendedora e com o banco, será necessário registrar tudo em um Cartório de Registro de Imóveis. Os preços variam bastante. Logo, o ideal é averiguar a tabela de valores com antecedência.
Você só pega a escritura quando quita o financiamento
Sabe aquela sensação de segurar a escritura do seu apartamento nas mãos e, finalmente, respirar tranquilamente? Bom, esse momento estará reservado para o dia em que você quitar o financiamento com o banco. Só que durante todo o período do contrato habitacional o cartório emite um registro que valida a sua propriedade. Por isso, não é preciso nenhum tipo de preocupação, até porque no documento consta todos os detalhes do seu contrato com a agência financiadora.
Então, você ainda ficou com alguma dúvida sobre o processo de compra de um novo apartamento? Trouxemos os principais pontos e que, via de regra, causam confusão nas pessoas que adquiriram o primeiro imóvel. Caso precise de um atendimento exclusivo, chame o nosso time de especialistas pelo WhatsApp, clicando aqui.
Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.