Para combater os danos sociais e psicológicos da pandemia da Covid-19, surgiu uma verdadeira “Onda Verde” entre os moradores de apartamento: o cultivo de plantas. Os efeitos terapêuticos do contato com a natureza, sem sombra de dúvidas, foi um dos fatores preponderantes para tornar essa prática tão popular em tão pouco tempo.
De fato, são poucas as pessoas que não começaram a cuidar de, pelo menos, uma flor ou erva medicinal desde o início da quarentena. Como falamos anteriormente no nosso site, as plantas são excelentes formas de tornar o seu apartamento mais aconchegante. Mas, além disso, proporcionam inúmeros benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida de todos os moradores.
Se você ainda não começou com esse hábito, apesar de nutrir essa vontade, saiba que ter um cultivo em apartamento é plenamente possível. Caso tenha uma varanda gourmet, pode-se, inclusive, empregar um charme extra ao seu cantinho de descanso e lazer privativo.
Gardênia
Se na varanda gourmet do seu apartamento existe uma boa circulação de ar, você pode investir na beleza desta espécie de jasmim. Com formato arbustivo, ocupa um espaço limitado e se adapta bem em locais com correntes de vento e de climas temperados. Ela, entretanto, precisa de um rico composto orgânico. Logo, é recomendável fazer adubação com cascas de árvores e folhas.
Begônia
Há quem diga que as begônias são as flores de mais fácil cultivo. Para acertar no seu plantio, deixe-as na varanda de modo que receba sempre luz indireta. Se o seu imóvel receber o sol da manhã, com toda certeza, conseguirá ter boas floradas de begônia. Uma das vantagens dessa planta é que não exige muita rega, sendo, inclusive, recomendável molhar apenas o solo em dias espaçados.
Suculentas
É comum, especialmente em Goiânia, que os moradores fechem as varandas com blindex a fim de diminuir ruídos e trazer mais privacidade para o imóvel. Mesmo quando o lar fica fechado é possível ter um espaço verde. As suculentas são espécies resistentes e que demandam um cuidado relativamente simples. A rega deve ser regular, mas sem exageros! E o solo precisa ser um substrato que misture areia, terra adubada e fibra de coco.
Orquídeas
Sim, é plenamente possível criar orquídeas na varanda do seu apartamento. Porém, é preciso colocá-las em um lugar que não tome sol e nem vento. Essa planta é bastante sensível e exige um cuidado diferente das demais. Sabe aquele prato que utilizamos embaixo dos vasos? No caso das orquídeas não se deve usá-los. O ideal é fazer a fixação em um tronco e deixá-las penduradas para que tenham ciclos de umidade e seca. Outra dica de ouro é molhar sempre pela manhã.
E então, gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.