Nas últimas semanas o Imposto de Transmissão de Imóvel (ISTI), em Goiânia, ganhou os holofotes nos portais de notícias, inclusive aqui no nosso site. Isso tudo porque a prefeitura da capital optou por prorrogar o desconto do imposto até 6 de outubro. Essa redução que chega até 50% traz impactos bastante positivos para quem compra ou vende imóveis na cidade.
Mas, quem ainda não tem familiaridade com os termos comuns no mercado imobiliário pode não saber o que significa esse tributo. Em síntese, como antecipa o próprio nome, é uma forma do município controlar e regularizar a transmissão de titularidade de imóveis. Em Goiânia, o ISTI pode ser considerado também como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), visto que o cálculo é o mesmo.
Para chegar ao valor do imposto deve-se calcular o valor venal do imóvel multiplicado pela alíquota. A redução do imposto pela prefeitura de Goiânia segue uma sequência de três patamares diferentes de alíquota. Imóveis com valor venal de até R$ 200 mil, tem alíquota de 0,25%; imóveis de até R$ 650 mil possuem taxa de 0,50%; a alíquota das unidades com valor acima dos anteriores é de 1%.
Importância do ISTI
Embora seja mais um imposto que pesa no bolso dos brasileiros, o ISTI é fundamental. Aliás, mais do que isso, é a ferramenta que garante, de fato, a compra de, por exemplo, um apartamento. Sim, fundamentalmente, não é o simples fato de fazer uma transferência do dinheiro e “pagar” o imóvel que o torna proprietário(a). Mas, sim, o registro.
Sem sombra de dúvidas, muitas brigas judiciais e desentendimentos seriam evitados se houvesse uma preocupação maior com o registro dos imóveis. Esse cuidado, inclusive, é uma das vantagens de comprar o imóvel direto com a construtora ou com corretores de imóveis. Em razão da experiência no segmento, conseguem conduzir o processo de compra e/ou venda de maneira a proteger o investimento do cliente.
Dicas para quem quer comprar apartamento
Se você ficou feliz com a redução do ISTI e quer aproveitar o momento para regularizar a sua aquisição ou adquirir um novo lar, não se preocupe. Nós temos diversos textos que podem te ajudar. Entretanto, a matéria sobre a documentação necessária para comprar um apartamento é uma das mais indicadas.
Além disso, se a dificuldade está relacionada com as finanças, sugerimos a leitura do conteúdo exclusivo sobre planejamento.
Gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais textos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis