Muita gente tem vontade de cultivar plantas em casa mas não sabe por onde começar. Apesar de, algumas vezes, parecer uma tarefa difícil, não é bem assim. Plantas são adequadas para todo tipo de espaço, mas claro, sempre podemos conhecer um pouco mais a respeito para não errar na hora de escolher.
Plantas têm características de trato geral e específicas de cada espécie. O que pode tornar algumas mais adequadas para cuidado no interior ou em áreas externas com muita luz direta. É um mito achar que todas as plantas precisam de pegar muito sol. Algumas simplesmente se queimam com os raios solares.
Assim, existem plantas para todos os gostos e moldes de cuidado e espaços. Continue lendo até o final para você saber como escolher a mais nova ‘moradora’ do seu apartamento!
Suculentas
As suculentas são as ‘queridinhas’ do momento. Além de serem lindas e fazerem pouca ou nenhuma bagunça, são práticas e demandam pouca atenção. Algumas são consideradas como “plantas de deserto” porque não gostam muito de água. Mas, precisam de um ambiente com bastante luz. E, em muitos dos casos (diferente dos cactos) se a planta receber raios diretos também podem secar. Basta algumas colheres de sopa de água por dia ou em intervalos de 1 ou 2 dias entre as regas em um ambiente claro. Perfeito para a sua mesa de jantar perto da janela, por exemplo.
Ex.: Flor de Pedra, Príncipe Negro, Dedo de moça, Flor-da-fortuna, Planta zebra e etc.
Florais
Por causa do aspecto natural das plantas, as flores precisam de mais luz. Naturalmente, precisam de estar em janelas ou em locais mais iluminados da casa. O cuidado com plantas de flora exige um pouco mais de atenção. Mas, alegram o ambiente e dão um ar de aconchego e cuidado para os ambientes. Alguns tipos de flores não podem ser expostas totalmente ao sol, como é o caso das orquídeas e violetas.
Ex.: Crisântemos, lavanda (exala um cheiro delicioso, inclusive), orquídeas, violetas, lírio da paz, azaleias e etc.
Folhagens
As espécies de folhagens também são muito adequadas para cuidar dentro de casa. A coloração verde é característica consequente da presença de clorofila em abundância. Ou seja, quanto mais verde escura, maior a concentração de clorofila. Muitas plantas estilo folhagem são bonitas e ficam lindas em interiores. Folhagens se adaptam muito bem em ambientes fechados e apesar de precisar de rotina de rega são fáceis de lidar.
Ex.: Hera Inglesa, Imbé, Espada de São Jorge, Comigo-ninguém-pode, bambu-da-sorte, Asplênio e etc.
Agora é só escolher o lugar e qual tipo você vai usar para decorar o seu apartamento sustentável! Gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.