Determinação, persistência, força de vontade e superação. Essas são palavras que definem os alunos atendidos pela associação Paraolímpicos do Futuro, em Goiânia. A associação atende pessoas com qualquer tipo de deficiência oferecendo aulas de capoeira, tênis, natação, além de lanches para os alunos, e pais acompanhantes. As atividades ajudam os beneficiados, promovendo inclusão social por meio do esporte e, consequentemente, auxiliando no desenvolvimento motor e psicológico.
Lucas Menezes, 23 anos, que tem Síndrome de Down, é um dos 110 atendidos. Ele vem aos encontros duas vezes por semana e pratica capoeira, natação e tênis. Sua mãe conta que são os dias mais felizes da semana. “Eu adoro vir pra cá, é tudo muito bom”, diz ele, com dificuldade na fala.
O projeto tem dado tão certo que alunos da associação já estão ganhando visibilidade nacional e internacional. Bruno Makey, 26 anos, é atleta profissional na modalidade tênis em cadeira de rodas. Ele está na 5º colocação no ranking Brasil e em 85º no mundial da modalidade em que compete.
O esporte foi sua válvula de escape depois que uma bala atingiu sua coluna e o deixou paraplégico. Por já estar na categoria profissional, ele tem um outro local de treinamento, mas não deixa de vir à associação da qual já é membro há cerca de 3 anos. “Aqui vejo o quanto a limitação é pequena diante do esforço de cada um”, diz.
Apesar dos nove anos de existência, a entidade não possui meios próprios de se manter e sobrevive da ajuda de parceiros. “Toda vez que melhoramos a estrutura para os alunos fica mais oneroso para nós, e precisamos sempre de parcerias para manter toda a estrutura”, diz Thiago Melo, coordenador do projeto.
Para manter toda a estrutura, que é fornecida gratuitamente para os alunos são necessárias parcerias. Destaque no Brasil e na América Latina por seus projetos sustentáveis e por ações sociais, a Pontal Engenharia é a mais nova incentivadora da Associação. “Nossa empresa, ao apoiar o projeto, está apenas cumprindo com o seu papel de responsabilidade social.
Contribuir com um projeto idôneo e que promove a inclusão social é muito gratificante”, esclarece Ivo Corrêa, diretor-executivo, que foi homenageado pela Associação durante evento esportivo realizado no Clube de Engenharia, nesta quarta-feira, 15. O apoio da Pontal chegou às vésperas de mais um desafio: atletas da associação vão participar de competição esportiva em São Paulo, ainda neste mês.