Educação corporativa pontua valores inerentes à missão
Motivada pela necessidade de fortalecer a cadeia de stakeholders, construtora goiana ganha visibilidade no mercado ao seguir a norma brasileira de responsabilidade social.
Atender aos quesitos da responsabilidade socioambiental na condução do negócio e na execução das atividades produtivas é um princípio adotado pela Pontal Engenharia. A empresa se distingue por ter sido a primeira construtora goiana certificada pelo ICQ Brasil (instituto acreditado pelo Inmetro), com a NBR 16001, a norma brasileira de responsabilidade social. Em Goiás, e mesmo no Brasil, ainda são poucas as empresas certificadas pela NBR 16001. Ao seguir a norma, a empresa está sujeita a auditorias externas que de tempos em tempos são feitas com o intuito de conferir e validar o cumprimento das boas práticas corporativas. O ICQ Brasil também certificou o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da empresa em outras áreas, o que fez com que a Pontal se tornasse a construtora com o maior número de certificações expedidas pelo instituto. No rol de normas estão a NBR ISO 14001 (meio ambiente), OHSAS 18001 (saúde e segurança), NBR ISO 9001 (qualidade) e PBQP-H nível A (práticas construtivas). As certificações, em seu conjunto, dão transparência ao negócio e reforçam a conduta ética incorporada pela empresa.
Nos postulados da missão, é regra fundamental levar satisfação às pessoas, com base no conceito de morar e viver bem, respeitando o meio ambiente, a comunidade, a saúde e segurança dos trabalhadores. Conceitos que expressam valores transferidos à empresa por seu presidente e fundador, o engenheiro Ricardo Mortari Faria.
O tripé do desenvolvimento sustentável, que preconiza o atendimento aos aspectos sociais, econômicos e ambientais está incorporado à gestão. Na prática, isso significa agregar aos produtos os valores defendidos pela empresa. “Ao adotarmos esse modo de ser e fazer as coisas, compondo e incluindo as necessidades e interesses das partes envolvidas em nosso negócio, toda a cadeia se fortalece”, diz a engenheira Ambiental, Grace Cury, gerente ambiental do Sistema Integrado de Gestão (SIG).
Inicialmente, o que a construtora fez foi levar esses conceitos ao entendimento dos trabalhadores, valorizando o papel de cada um na construção de um mundo melhor. Estes, por sua vez, passaram a atuar como facilitadores e multiplicadores das ideias tangentes ao desenvolvimento sustentável, ao verem que o bem-estar pretendido pela empresa alcancaria os colegas, a própria família e a comunidade. “Apesar de conceitualmente simples, trata-se de um processo de evolução do indivíduo em sua totalidade”, explica Grace Cury. “Os resultados são de médio e longo prazo e exigem investimentos, perseverança e constante treinamento para se chegar a uma mudança de mentalidade”, diz ela.
Projetos e iniciativas em curso
Alfabetização – empresa não tem restrição para contratar pessoas analfabetas, já que todas têm a oportunidade de se alfabetizar; o ensino, ministrado pelo Sesi, no canteiro de obras, é bancado pela construtora, bem como a infraestrutura, material didático e lanche.
Ensino de jovens e adultos (EJA) – empresa adota programa em atendimento à solicitação feita pelos próprios colaboradores, fornecendo-lhes educação básica e oportunidade de inclusão social.
Qualificação e aperfeiçoamento – agenda regular mantida com o Senai e Sinduscon (sindicato patronal da indústria da construção), parceiros nas ações de qualificação profissional.
Computação – curso realizado no canteiro de obras, com instrutores do Sesi, visando a inclusão social dos trabalhadores da construção civil.
Treinamento – prática constante com o fim de atender aos requisitos admissionais e procedimentais e orientar os colaboradores para a adoção de boas práticas e bons hábitos, com foco na melhoria contínua dos sistemas.
Redução do absenteísmo – programa de premiação estimula colaboradores a não faltarem ao trabalho. Ganhadores podem optar por material de construção, eletrodoméstico ou compras de supermercado.
Leitura de projetos – curso facilita o entendimento sobre dados técnicos de projetos e agrega valor ao escopo de iniciativas visando o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores.
Palestras e apresentações – abordagem de temas diretamente relacionados com as necessidades dos colaboradores da empresa, como: saúde, higiene, economia doméstica, os quais visam o bem-estar dos colaboradores e de suas famílias.