
Para trazer mais sustentabilidade aos apartamentos e para a construção civil, a implantação e uso de águas cinzas aparece como um dos itens mais importantes. Um estudo publicado no Centro Universitário Cesumar concluiu que gasta-se uma média de 0.20 e 0.25 metros cúbicos de água para cada metro quadrado de área construída. Outro dado significativo da pesquisa foi o de que a preparação de um metro cúbico de concreto precisa de aproximadamente 211 litros de água.
Os recursos hídricos são finitos e, consequentemente, tornam urgentes as medidas que visem minimizar os impactos em relação ao seu uso. A Pontal Engenharia se atentou a essa questão há uma década. Desde então, demonstra com exemplos práticos que é possível construir de forma sustentável. Os resultados aparecem não apenas no baixo impacto no meio ambiente como, também, em premiações nacionais e internacionais e a conquista de ser a primeira construtora no Brasil a ter as 5 certificações de Responsabilidade Sócio Ambiental.
Em 2015, a construtora ganhou pela 4ª vez o Prêmio ECO, reconhecido como a maior premiação da América Latina, nas categorias Elis: Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade e na de processos: Práticas de Sustentabilidade. O evento é organizado pela Câmara de Comércio entre 104 países, a American Chamber of Commerce for Brazil (Amcham) e, por isso, marca o prestígio diante dos processos e soluções implementadas para preservação do meio ambiente e uso consciente dos recursos naturais.
Uso de águas cinzas no condomínio
As águas cinzas, como falamos anteriormente aqui no nosso site, costumam ser derivadas do uso doméstico ou de captação de água da chuva e podem ser reutilizadas para diversas finalidades não-potáveis. O exemplo mais evidente deste reúso, sem sombra de dúvidas, é a rega de jardins e plantas, limpeza de espaços privados e comuns e até mesmo de carros.
Quando utilizadas nas áreas comuns de um condomínio os benefícios são grandiosos tanto para o meio ambiente quanto para a economia do prédio. Por ser um sistema inteligente, viabiliza uma expressiva redução na conta de água condominial que, consequentemente, reverbera na economia da taxa cobrada a cada morador. Esse fator, inclusive, contribui para que apartamentos sustentáveis sejam mais valorizados.
A Pontal Engenharia aplica em cada um de seus projetos um complexo sistema de captação e reservatório de água da chuva que são direcionados para uso de manutenção das áreas comuns. Cabe ressaltar que o excedente da água das chuvas é destinado aos poços de recarga do lençol freático. Portanto, não é despejado em vias públicas e diminui o risco de enchentes.
Economia de água no apartamento
As centrais construídas pela Pontal Engenharia exigem certo nível de complexidade em sua instalação. Mas, é possível com algumas ações cotidianas também tornar o apartamento mais sustentável. O principal deles corresponde ao uso da máquina de lavar.
Em um ciclo de lavagem, esse eletrodoméstico pode gastar de 98 a 144 litros de água. Uma forma de minimizar os danos é esperar para sempre fazer a lavagem em sua capacidade máxima. Além disso, lembre-se de recolher a água do último ciclo para reúso interno como, por exemplo, molhar plantas e limpar o chão.
Ficou com vontade de saber mais como contribuir para um mundo mais ecológico? Leia as nossas dicas sobre como deixar o seu apartamento mais sustentável. Com certeza é um bom começo! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.