Goiânia é conhecida nacionalmente como uma das capitais com maior extensão de áreas verdes. Portanto, morar na capital goiana confere um incentivo à mais para ter uma boa relação com a natureza. Esse contexto se reflete também nos empreendimentos imobiliários, uma vez que a busca por um apartamento sustentável se consolidou como uma tendência local. Tudo isso reflete o momento atual em que cuidar do meio ambiente se tornou uma necessidade.
Para garantir que o futuro seja melhor para a sociedade contemporânea e futura, cada pessoa precisa fazer a sua parte. Implantar um ação sustentável na rotina, por menor que seja, pode, por exemplo, contribuir para o uso consciente dos recursos e, por consequência, para a diminuição da produção de lixo. Dessa forma, preparamos algumas recomendações que te mostrarão como é simples tornar o seu apartamento mais sustentável, confira:
Por quê um apartamento sustentável?
Em linhas gerais, um apartamento sustentável consiste em uma gestão e uso inteligente dos recursos naturais. Com certeza, ter um cantinho “amigo” do meio ambiente fica mais fácil em condomínios verdes. Como falamos aqui anteriormente, os condomínios verdes são empreendimentos que firmam compromisso com a sustentabilidade.
Porém, as vantagens de ter um apartamento sustentável e/ou em um condomínio verde representam mais do que uma boa relação com o meio ambiente. Inegavelmente, esses imóveis possibilitam mais economia e mais agilidade e qualidade de vida aos moradores. O lado mais positivo é que adaptar o seu lar para opções mais sustentáveis não é difícil e costuma não pesar no orçamento mensal.
Mobília eco-friendly
Não é possível dissociar um apartamento sustentável de uma mobília que tenha origem coerente com a proposta. Se você é das pessoas que pensam que uma mobília eco-friendly não têm qualidade ou estilo, precisa conhecer melhor esse segmento da decoração. Atualmente, além das modalidades “faça você mesmo”, existem uma diversidade de empresas especializadas na produção limpa de móveis e itens de decoração.
Mas como saber que um móvel têm procedência eco-friendly? Bom, uma dica é sempre procurar no rótulo ou identificação de onde veio o produto. Em móveis de madeira, se torna prudente observar se contém o selo ou certificação FSC. Essa sigla significa que a madeira veio de um manejo florestal e, portanto, cumpre os requisitos da cadeira produtiva deste recurso natural.
Consumo sustentável
Para além da decoração interna do seu apartamento, outra forma de torná-lo mais sustentável é aplicar um consumo mais consciente. Dessa forma, se possível, tente integrar no seu cotidiano os 5 R’s: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar. Não esqueça de separar o lixo comum do reciclável (se tiver alguma dúvida sobre como proceder, confira esse passo a passo) e guardar o óleo de cozinha em um recipiente para, no futuro, descartá-lo corretamente ou reciclá-lo.
Em relação à iluminação, certifique-se de utilizar lâmpadas de LED. Essa tecnologia faz um uso mais inteligente da energia elétrica, o que a torna uma opção sustentável e econômica. Deixar as janelas e cortinas abertas para melhor circulação da luz e ventilação natural também são medidas simples que impactam positivamente a natureza. Seu apartamento pode ser considerado sustentável? Vamos fazer um checklist? Um apartamento sustentável deve ter:
- Revisão periódica e preventiva dos registros de água e torneira;
- Uso de água cinza;
- Reciclagem do lixo;
- Aparelhos eletrônicos e lâmpadas econômicas;
- Móveis e decoração eco-friendly;
- Baixo consumo de enlatados e produtos plásticos.
Gostou do blog desta semana? Conte para a gente! Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.