É comum que no começo de ano novas metas de vida sejam inseridas em nossa rotina. Então, que tal inaugurar essa década com o propósito de ter atitudes mais sustentáveis? Afinal, o modo como agimos hoje influencia diretamente no futuro das próximas gerações.
Assumir uma postura compatível com a sustentabilidade é um compromisso individual que beneficia toda a coletividade. O uso racional dos recursos naturais garante a aliança entre desenvolvimento, modernidade e a natureza.
E dá para ser sustentável mudando hábitos simples e gastando pouco! Separamos algumas dicas para o blog de hoje que podem te inspirar a começar o ano com mais consciência ecológica.
Prefira lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são sustentáveis desde seu processo de fabricação porque exigem menos recursos naturais e duram cerca de seis vezes mais do que as outras modalidades do mercado produzindo, assim, menos lixo.
Além disso, elas representam uma economia que varia entre 50% a 90% no consumo de energia e não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha que causam danos a saúde dos olhos e da pele. Se você ainda não trocou suas lâmpadas antigas pelas de LED, agora sabe o que está perdendo.
Não vai usar o aparelho? Tire-o da tomada
A função stand-by é ativada quando um aparelho eletrônico está em desuso, mas continua ligado na tomada.
Geralmente essa funcionalidade pode ser identificada pela “luz” acesa, mas não é apenas ela que gera aumento no consumo de energia. Essa luz apenas sinaliza que alguns dispositivos estão sendo alimentados para continuar funcionando, uma vez que o aparelho fica preparado para o uso ou ativação rápida.
Pode não parecer muito, mas o stand-by de aparelhos como televisão, home theater, notebook, carregador de celular, microondas e máquina de lavar podem representar de 15% a 40% do consumo médio total de uma casa. Vale a pena tirá-los da tomada, não é?
Dê preferência aos alimentos frescos
A vida urbana é bastante movimentada e nem sempre é possível preparar uma refeição em casa, mas com um pouco de planejamento, além de melhorar a alimentação e a qualidade de vida, gera economia e um consumo mais sustentável. E é melhor ainda quando se opta por alimentos in natura, pois mesmo as verduras, legumes e frutas congeladas indicam um consumo maior de energia na produção e armazenagem.
Em Goiânia, no setor Bueno, além da feira nas manhãs de sábado da Rua T-49, existem aplicativos especializados em delivery saudável de frutas, legumes e verduras vindas diretamente de hortas orgânicas e sustentáveis. Pesquise e invista em atitudes sustentáveis e e na sua saúde!
Esses são apenas os primeiros passos para atitudes mais positivas na sua relação com o meio ambiente. No nosso blog postaremos semanalmente curiosidades, novidades e dicas para fazermos um mundo melhor, mais sustentável e acolhedor para todos nós e para as gerações futuras.
Se você gostou do conteúdo de hoje, compartilhe com seus amigos!
Nos acompanhe nas redes sociais e não perca nenhuma novidade, Facebook, Instagram, Youtube.