As iniciativas para fazer um mundo melhor não param! Um designer brasileiro chamado Allan Gomes desenvolveu uma embalagem 100% biodegradável para as pastas de dente. A iniciativa recebe o nome de Coolpaste e aparece como uma alternativa sustentável aos tubos usados pela indústria atualmente.
Embalagens tradicionais de creme dental são geralmente compostas por 75% de plástico e 25% de alumínio. Quando não são redirecionadas para reciclagem, podem demorar até 400 anos para se decompor nos aterros sanitários. Por isso, pensar outros modos de armazenar produtos de higiene básica aparece como uma medida indispensável na busca pela produção e consumo conscientes.
As mudanças propostas pelo designer começam com a exibição dos produtos sem as caixas nas gôndolas. As caixinhas de papelão são altamente descartáveis. Mas, certamente sua retirada, sinaliza uma considerável redução no volume de lixo gerado e, semelhantemente, no gasto de recursos naturais.
Considerando essas questões, o idealizador da Coolpaste desenvolveu um design sustentável que mantém o tubo suspenso na prateleira, ao invés de empilhado, como hoje conseguimos encontrar nos comércios. Atualmente, Allan avança os estudos sobre esse projeto em uma pesquisa de mestrado em Design no Canadá, pela York University. Até o momento, ele conseguiu assegurar a sustentabilidade sem diminuir a durabilidade do produto.
Os primeiros protótipos da Coolpaste começaram a serem testados. Os modelos sustentáveis não contém tintas químicas e utilizam materiais biodegradáveis em toda sua composição. Os tubos são feitos com papéis impermeáveis e as tampas com plástico de poliácido láctico (PLA). O PLA é um plástico biodegradável produzido a partir de vegetais ricos em amido como mandioca e milho.
Como fazer o descarte correto e sustentável?
As embalagens 100% biodegradáveis ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro. Nesse interím, enquanto a novidade sustentável não chega por aqui, aprenda como separar os tubos de creme dental para reciclagem. É provável que as duas embalagens sejam recicladas, desde que descartadas corretamente.
A caixinha, por ser de papelão, deve ser descartada como papel. Portanto, não amasse e, bem como, não rasgue. Descarte-a dobrada ou inteira. Não se esqueça de optar por marcas que utilizam embalagens sustentáveis com certificado FSC – aquele que indica a procedência de material reciclado.
Após usar o creme dental até o fim, os tubos podem ser descartados na coleta seletiva de plásticos. Apenas lembre-se de garantir que as embalagens tenham a menor quantidade possível do produto e que sejam descartadas com as tampas.
O que achou da novidade? Você já sabia que a embalagem e tubo do creme dental eram recicláveis? Conta para gente.
Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais e não perca nenhuma novidade, Facebook, Instagram, Youtube.
Fonte: Só Notícia Boa E Ecycle.