Ter uma boa relação com os vizinhos, sem dúvida, é um passo importante para que a qualidade de vida seja positiva no seu condomínio. Comprar um apartamento e não desenvolver uma convivência saudável com outras pessoas que dividem o mesmo prédio com você pode causar transtornos, estresses e frustrações. Em outras palavras, vale mais a pena tentar estabelecer uma harmonia sempre que possível. Esperamos que as dicas deste texto possam te ajudar neste propósito.
Seja simpático
Você certamente deve ter escutado ou lido em algum lugar que não adianta ter várias conquistas se não diz “bom dia” para o porteiro. Bom, essa premissa também pode ser utilizada nas relações com os vizinhos de condomínio. Mesmo que não conheça a pessoa, construa uma rotina agradável e simpática. Quando encontrá-lo no corredor ou elevador, cumprimente e estime que tenha um dia feliz. Apesar de simples, essa gentileza possui efeitos poderosos na relação condominial.
Cumpra o regimento interno
Pior do que ter um vizinho que descumpre as normas do condomínio, é ser esse vizinho. Portanto, ao se mudar para seu imóvel estude as regras do condomínio. O regimento é uma forma de você conhecer seus direitos e deveres. Logo, fica mais fácil adaptar a sua rotina e, eventualmente, cobrar que os direitos sejam efetivados. A Lei do Silêncio, no entanto, deve sempre ser cumprida. Ou seja, evite barulhos excessivos após as 22 horas.
Estabeleça um diálogo
Caso tenha que fazer uma pequena reforma no seu apartamento ou note algum barulho ou incômodo frequente, fale com os condôminos. Comunicar que haverá sons mais altos durante um período é um exemplo de boas práticas. De modo semelhante, conversar com o seu vizinho quando ele estiver te incomodando pode sinalizar uma boa vontade em resolver a situação da melhor forma possível, pois você se mostra aberto ao diálogo. Nessa circunstância, recorrer diretamente ao síndico faz com que o seu vizinho se sinta acuado e fique mais difícil a relação.
Participe das reuniões
Uma outra forma de demonstrar que você quer estabelecer uma relação saudável com os seus vizinhos é frequentar as reuniões de condomínio. Essa decisão demonstra o comprometimento com o bem comum e a coletividade. Expressar suas opiniões e participar das decisões coletivas sinaliza ainda o seu interesse e, consequentemente, contribui para um melhor convívio com os condôminos.
Você já teve uma experiência negativa com o seu vizinho? Compartilhe conosco! Gostou do blog desta semana? Conte para a gente! Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.