Desde o começo da pandemia, há mais de 2 anos, tudo mudou. Inclusive, a maneira que o mercado lida com o meio ambiente e os recursos de cada lugar. Um sinal marcante dessa realidade é a ascensão do novo modelo conhecido como ESG.
O molde se trata de um estilo de gestão empresarial que valoriza a sustentabilidade em todas as áreas, o que inclui pessoas, natureza e negócios. Isso representa uma mudança significativa, desde que as empresas que aderem ao novo modelo passaram a ter maior valorização e interesse de investimento no cenário econômico.
Valorização empresarial
De tudo o que a sustentabilidade já transformou, é a primeira vez que vemos o segmento empresarial envolvido. As coisas estão mudando a partir da iniciativa e afetando negativamente empresas que não aderem ao ESG. Assim, de certo modo pressionando toda a cultura empresarial para a nova tendência de sustentabilidade.
Economia
Com as mudanças culturais propostas, a economia não tem como se ausentar delas. Já que, a dinâmica de valorização acompanha segurança, tendência e por aí vai. Dessa forma, o grande impacto já é forte indício de que é só o começo para empreendedores e sistemas se adequarem a esse novo molde de sustentabilidade.
Sustentabilidade
Depois de tudo isso, você já deve imaginar que pode até ter gente que tente enganar o consumidor se declarando sustentável e não ser. Mas, para isso também já tem nome: Greenwashing e tem sido motivo de preocupação entre os empresários, pelo alto nível de reprovação por parte de consumidores à empresas com tal atitude.
Você pode notar que tudo está caminhando para o sentido que deveríamos caminhar desde o início da urbanização e industrialização. Mas, agora que já conhecemos os danos da negligência ambiental e como os recursos naturais doados pelo planeta são importantes, a esperança reacende de que realmente um futuro melhor está sendo construído agora!
Gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.