Na hora de comprar um apartamento é comum que apareça aquela dúvida com relação ao tamanho ideal. Quem não entende de metragens, por exemplo, costuma ficar confuso(a) com as numerações e, consequentemente, sem a segurança necessária para fechar o negócio. Essa circunstância acaba sendo mais comum do que parece e, por isso, justifica um verdadeiro mergulho nas metragens e espaços de um apartamento ideal.
Quantidade de quartos
Partindo do pressuposto de que existem itens indispensáveis na avaliação do imóvel que suprirá todas as necessidades da família, a quantidade de quartos pode funcionar como um bom ponto de partida. Pessoas solteiras ou que possuem apenas um ou dois filhos podem ter uma boa convivência em apartamentos de 2 quartos.
Em outro momento falamos por aqui sobre irmãos dividindo o mesmo quarto. No texto, ficou nítido que é plenamente possível educar os pequenos em um espaço limitado. Mas, qual a metragem mínima? Quando falamos de dormitórios, o tamanho que comporta cama, armários e escrivaninha se compreende entre 12 a 20m². Os cômodos que possuírem metragens nesse espectro poderão oferecer todo o conforto para um pleno descanso.
Sala integrada
A maioria dos apartamentos modernos são vendidos com projetos que tendem a valorizar os espaços disponíveis. No caso dos apartamentos compactos, por exemplo, é comum que tenham ambientes integrados. A sala integrada com a cozinha, além de economizar espaço, proporciona mais praticidade para a rotina dos moradores. Afinal, é possível cozinhar e continuar batendo papo com as visitas sentadas no sofá da sala ao mesmo tempo.
Em relação ao tamanho da sala e cozinha, as medidas podem ser analisadas tanto do ponto de vista integrado, quanto individual. Há quem defenda que a área da cozinha serve seu propósito com 4m², mas para quem busca comodidade, pode ser que uma área de 5 a 7m² sirva melhor. Com isso, somando ao espaço da sala, que em tese deve variar de 12m² a 23m², pode-se comprar um apartamento super confortável, sem pesar demais o orçamento.
Apartamentos de 2 Qts
Se você já pesquisou imóveis em Goiânia deve, certamente, ter notado que a quantidade de apartamentos de 2 quartos é altíssima. Isso porque costumam ser mais aceitos em financiamentos habitacionais como os da Caixa Econômica Federal e, via de regra, terem preços mais acessíveis. Em outras palavras, são mais atraentes para o público e possuem alta demanda.
Empreendimentos recentes demonstraram que imóveis deste perfil podem entregar altíssimos níveis de qualidade de vida para os seus moradores. Além disso, contribuíram para que caísse por terra o termo “apertamento”, visto que mostraram o pleno bem-viver em metragens limitadas, mas utilizadas com inteligência e planejamento.
Assim, dentre as metragens mais indicadas para quem vai comprar um apartamento de 2 quartos estão aquelas que variam entre 59 e 80m². E então, gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.