Com a evolução das técnicas e equipamentos, a construção civil caminha para uma relação ainda mais próxima com a sustentabilidade. O cuidado com o meio ambiente e, consequentemente, o uso consciente dos recursos naturais ocupam uma posição fundamental, inclusive no mercado imobiliário. Tal mudança representa uma evolução social e o maior reconhecimento sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Embora o Brasil seja um país considerado privilegiado pela quantidade de recursos disponíveis na natureza, o desperdício e o mal uso podem desencadear racionamentos e desgastes. Só para exemplificar, basta pensar sobre as crises hídricas que acometem centenas de municípios brasileiros todos os anos. Goiânia, por exemplo, está em alerta para o racionamento de água já no início do período de estiagem e seca.
A ação humana impacta diretamente na disponibilidade da água potável e dos demais recursos que são limitados. Implementar sistemas que os gerenciam de maneira mais eficiente se torna cada vez mais necessário e indispensável. Segundo uma pesquisa recente divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros preferem empresas que tenham práticas sustentáveis.
O mesmo estudo ainda revelou que 70% não se importam de pagar mais caro por isso. Se a sustentabilidade traz benefícios econômicos e ambientais, não existem motivos que justifiquem negligenciar essa atenção. Houve um período em que a construção civil ocupou o primeiro lugar entre as áreas mais poluentes. Portanto, esse segmento precisa ter um compromisso ainda maior com as práticas ecológicas.
Sustentabilidade na construção
No que diz respeito ao estímulo do uso consciente e sustentável dos recursos naturais, a Pontal Engenharia é referência internacional. Como mencionamos anteriormente no texto sobre as práticas de sustentabilidade na construção civil, projetos desenvolvidos pela construtora foram premiados em 2015 pelo Prêmio ECO que abrange toda a América Latina.
A gestão dos resíduos gerados durante a obra, por exemplo, recebe uma regulamentação própria dos órgãos de preservação do Meio Ambiente. De igual medida, recebem o apoio das entidades e instituições de engenharia e arquitetura, pois se consolidou a percepção da urgência de reduzir impactos ambientais e otimizar os resultados na construção civil.
Ao passo em que a sustentabilidade caminha ao lado das obras civis, toda a sociedade acaba sendo contemplada. Basta lembrar das vantagens das águas cinzas e dos condomínios que trabalham com energia solar.
E então, gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.