Às vésperas de completar 25 anos de trajetória, a Pontal Engenharia, empresa de origem goiana, atinge sua maturidade tendo como bagagem um histórico de ações de responsabilidade social e ambiental.
Desde o princípio a empresa se compromete a aliar a qualidade dos seus serviços com responsabilidade. Graças a essa postura, hoje é a única construtora no Brasil a ostentar cinco certificações: NBR ISO 9001 e PBQP-H – referentes à qualidade; NBR 16001 – referente à responsabilidade social; NBR ISO 14001 – referente à gestão ambiental e OHSAS 18001 – referente à saúde e segurança do trabalho.
“Desenvolvemos em nossa cultura empresarial princípios de qualidade associados à responsabilidade social e ambiental e esse conjunto de valores institucionais é estendido a todas as partes com quem interagimos: clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, órgãos públicos e meio ambiente”, explica o diretor-presidente Ricardo Mortari Faria.
Na prática, isso significa que a Pontal Engenharia aplica em seus projetos construtivos meios inovadores que preservam a integridade física de seus colaboradores e o meio ambiente. “Estamos próximos de completar dois milhões de horas trabalhadas sem registro de acidente de trabalho. Isso significa mais de 11 anos sem acidentes com nossos colaboradores”, calcula Ricardo.
Ao todo, a Pontal Engenharia conta com cerca de 100 colaboradores que trabalham na construção de três obras diferentes. “Temos a satisfação de compartilhar com os nossos colaboradores os princípios que nos norteiam. Com isso, todo o ambiente de trabalho é imbuído dos mesmos valores e do mesmo comprometimento”, alega.
A atitude responsável tem início na contratação dos fornecedores e na escolha dos materiais, levando em conta o comprometimento ambiental e a procedência dos materiais. “Só trabalhamos com madeira de origem legalizada, que não seja proveniente de ações de desmatamento”, afirma.
Na execução dos projetos, são desenvolvidas formas de reaproveitamento de materiais como a argamassa, que visa conter o desperdício e reduzir o custo final do projeto. “Utilizamos a água em nossas obras de forma equilibrada e racional, evitando o desperdício. Não seria coerente desenvolver várias formas de reutilização de água em nossos projetos e gastar quantidades astronômicas durante as execuções”, analisa. Outra etapa importante é a destinação correta dos resíduos gerados durante a construção, que são segregados e doados para cooperativas de reciclagens.
Vendendo sustentabilidade
Segundo o engenheiro da construtora, Wesley Andrade, desde 2001 todos os projetos da Pontal Engenharia contam com o sistema de aproveitamento da água da chuva adaptado para uso nas bacias sanitárias dos apartamentos e para utilização na área comum dos edifícios como torneiras de jardins e lavagens de área de lazer, conferindo uma economia de 30% a 40% no consumo de água durante o período chuvoso.
A água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado também é aproveitada. Todos os apartamentos contam com medidor individualizado de água potável fria e quente. Ele ressalta que a Pontal também utiliza o sistema de bacia sanitária com dois acionamentos de descarga, de 3 e 6 litros, reduzindo em 15% o consumo.
Pensando na redução do consumo de energia elétrica, a empresa desenvolveu um sistema próprio de aquecimento solar que proporciona uma economia de 25% a 30% nas tarifas de luz. O sistema está sendo patenteado pela construtora. Além disso, a Pontal opta pelo uso de ‘timers’ e lâmpadas de baixo consumo.
Por tudo isso, em 2010 a Pontal Engenharia recebeu o ‘Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente’, concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, na categoria ‘Produção Mais Limpa e Sustentável’, voltada para o gerenciamento de resíduos e gestão ambiental na construção civil.