
Quem mora perto de um parque consegue absorver todas as vantagens de ter uma área verde próxima de casa. Os benefícios desse contato com a natureza, mesmo que de maneira passiva, foi objeto de inúmeras pesquisas científicas. Só para exemplificar, pode-se citar um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em que se reforçou a importância dos espaços arborizados para a qualidade de vida no âmbito urbano.
Nesse quesito, Goiânia ocupa um lugar de prestígio. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, ela se tornou o município brasileiro com maior área verde por habitante. As estimativas demonstram que são cerca de 94m² por pessoa e, com isso, justificam a alcunha de “capital verde”. Além dos parques e áreas de preservação, a cidade também exibe uma rica coleção de árvores em vias públicas.
Entre os meses de julho e agosto, especialmente, a capital verde ganha novas cores da aquarela. Os tons de branco, amarelo, rosa e roxo dos ipês somam à paisagem outro lado nobre da natureza, que reluz em meio ao período de estiagem no cerrado. Poucos meses depois, é o vermelho e amarelo que tomam conta das ruas goianienses, com o florescer dos pés de flamboyant.
Dessa maneira, fica nítido que a própria vivência na capital goiana possibilita um contato particular com o meio ambiente. Por isso, os parques e áreas verdes são abraçados pela população local com tamanho afinco. É comum que em cada bairro tenha, ao menos, um parque à disposição dos moradores. Alguns dos mais apreciados são o Parque Vaca Brava, Areião, Flamboyant, Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas.
Parque Vaca Brava
Localizado no Setor Bueno, esse parque confere um charme extra para toda a região. Embora tenha apenas 77.760 m², possui uma completa infraestrutura e equipamentos que entregam comodidade e praticidade ao dia a dia de quem mora perto do Vaca Brava. Como consequência, a demanda por apartamentos no local é permanentemente alta, o que contribui para a valorização do m².
São alguns diferenciais desta área a proximidade com o centro de efervescência urbana, playground, paisagem para piquenique e ensaios fotográficos, projeto de iluminação noturna, pista de caminhada e a fonte de água – cartão postal de Goiânia. Isso o torna ideal para passeios, contemplação e momentos de lazer ao ar livre na capital.
Parque Areião
O parque Areião está no bairro mais cobiçado, o Setor Marista, e é um dos maiores da cidade. Com uma área total de 240.000 m² se coloca como um verdadeiro portal de contato com o meio ambiente. Além da flora preservada, também pode-se encontrar uma rica fauna com primatas (macacos-prego), aves (gansos e pássaros) e peixes. Esse cenário apenas enriquece as vantagens do Areião que é completo com pistas de caminhada e corrida, ciclovia, playground, mirante e espaços de cultura e convivência.
Em resumo, morar perto de um parque te garante fácil acesso aos cuidados com a saúde mental e física e, ainda, garante uma contínua valorização no seu imóvel. Como mencionamos anteriormente aqui no site, os apartamentos que ficam próximos de áreas verdes são mais valorizados e, por isso, são excelentes investimentos.
E então, gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.