
A rotina corrida pode atrapalhar os hábitos sustentáveis dentro de casa. Por isso, é importante fazer ajustes em nosso comportamento. Dessa forma, além de gerar economia com as despesas mensais, ainda desenvolvemos mais consciência ambiental e até incentivamos outras pessoas. Nesse sentido, dicas de sustentabilidade para o seu apartamento podem ajudar na mudança positiva.
Nesse contexto, listamos dicas de sustentabilidade para você adotar em seu apartamento. São ajustes que podem fazer a diferença na sua vida e no seu orçamento:
Hábitos de sustentabilidade para o seu apartamento
Melhore o uso da máquina de lavar
Lave o que precisar de forma estratégica, respeitando a capacidade da sua máquina de lavar e controlando as quantidades de sabão e amaciante. Preste atenção aos programas de lavagem. O mais importante: leia o manual de instruções!
Uso consciente das torneiras para ser mais sustentável
Pequenos ajustes na rotina podem fazer a diferença no fim do mês. Assim, ligue a torneira apenas quando for usar de fato. Lembre-se disso ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar as louças e outros momentos da rotina de casa.
Evite banhos demorados
Desligue o registro enquanto estiver ensaboando e priorize banhos de 5 a 10 minutos. Se você utiliza chuveiro elétrico, a conta de luz também pode ser reduzida com esse cuidado.
Desligue equipamentos eletrônicos em stand-by em prol da sustentabilidade
Deixar aparelhos eletrônicos no modo “stand-by” (em espera) ajuda a aumentar o consumo de energia. Ou seja: desligue os equipamentos da tomada sempre que possível. Isso vale para carregadores de smartphones, televisores, micro-ondas, notebooks e outros aparelhos.
Separe o lixo adequadamente e recicle o que for possível
Em pouco tempo, separar os materiais que vão para o lixo fica mais fácil e rápido. Nesse sentido, materiais como plásticos, metais, papelão e vidro limpos podem ser reciclados e precisam estar em sacos ou recipientes separados do restante do lixo.
Entregar ou levar esses materiais para pontos de coleta reciclável ajuda o meio ambiente e a sociedade. Além de incentivar a economia do setor, colabora para um hábito de consumo mais consciente.
Hábito sustentável: atente-se aos materiais não recicláveis
Há materiais que, mesmo em boas condições, não podem ser reciclados. Conheça alguns exemplos:
- Fotografias, papel higiênico, guardanapos usados, entre outros;
- Vidros de medicamentos ou de produtos químicos, recipientes de reagentes tóxicos, espelhos, entre outros;
- Embalagens metalizadas, plástico celofane, plásticos termofixos (resinas epoxi e gelcoat, por exemplo), entre outros;
- Esponjas de aço, grampos de papel e latas de produtos químicos (tintas, medicamentos, agrotóxicos).
Nesse sentido, uma frase para ser memorizada é a seguinte: “se está sujo, não pode ser reciclado”.
Opte por eletrodomésticos que consomem menos energia
Na hora de escolher um eletrodoméstico, observe a eficiência energética. Para isso, é só prestar atenção na variação de cores e nas letras de “A” a “E” (“A” sendo o mais econômico e “E” sendo o menos econômico).
Outra opção é conferir a potência do aparelho e realizar um cálculo: gasto por hora = Potência (Watts) / 1000 x Tarifa de Energia. Dessa forma, você tem o gasto por cada hora utilizada do aparelho escolhido. O valor da tarifa de luz está presente na conta mensal de luz.