No dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Uma data importante para ser lembrada e motivo de campanhas e ações, já que 2.456 pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de acidente de trabalho, segundo dados de 2009 do anuário Estatístico de Acidentes, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Previdência Social.
Em Goiás, a mesma pesquisa revelou 99 vítimas fatais em 2009. Apesar do número alto de ocorrências, se comparado a 2008 houve uma redução nos casos de acidentes e mortes em 4,3%. Essa queda não representa sinônimo de tranquilidade, já que é preciso reduzir essa equação. Exemplos de empresas que estão na contramão das estatísticas e adotam programas para garantir a segurança do trabalhador existem em diversos segmentos, principalmente na construção civil.
O setor registrou 1.436 acidentes de trabalho em 2009 em todo o País, ocupando a terceira colocação entre as áreas em que há maior incidência de acidentes. As empresas desenvolvem projetos para garantir a segurança e qualidade de vida de seus colaboradores, sem que isso represente perda na produtividade ou lucratividade. Pelo contrário, são atividades que proporcionam ganhos econômicos e boa imagem perante a sociedade.
A Pontal Engenharia, construtora goiana que está no mercado desde 1986, é um desses exemplos por ter como princípio construir com qualidade, respeitando seus diversos públicos e o ambiente em que está inserida. É essa preocupação com seus diversos públicos que faz com que a construtora tenha registrado 11 anos consecutivos sem acidentes nas obras, somando 2 milhões de horas trabalhadas sem qualquer registro negativo.
Para alcançar esse resultado a Pontal adota medidas como utilização de máquinas mais seguras e equipamentos de proteção, tanto individuais quanto coletivos, cursos e treinamentos etc.
Em 2007, por implementação do Sistema Integrado de Gestão, a Pontal engenharia decidiu reforçar a segurança e o conforto no ambiente de trabalho. A construtora, então, fez levantamento dos perigos e riscos e chegou a conclusão de que a ergonomia seria a ferramenta fundamental para a qualidade de vida no trabalho e refletiria diretamente no ambiente familiar do colaborador.
Com isso, a Pontal iniciou o projeto “Integrando Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho”, ação reconhecida nacionalmente, em 2011, no 14º Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT). O objetivo da implantação do projeto foi de melhorar as condições ergonômicas nas diversas atividades e setores da construtora (obras e áreas administrativas), além de contribuir para a valorização do colaborador, educação postural, estímulo à conscientização para o uso permanente de EPI´s (equipamentos de proteção individual) e de hábitos de saúde.
As melhorias introduzidas desde o canteiro de obras até os escritórios da administração envolveram a aquisição de utensílios e aparelhos ergonomicamente planejados – mouse pads, suportes para os pés, apoio de teclado e para a cabeça, entre outros – , a inclusão de pequenas pausas no trabalho, ginástica laboral e prática de tai chi chuan no escritório e canteiros de obras, entre outras.
Segundo o engenheiro civil da Pontal, Wesley de Andrade Galvão, entre os benefícios para o colaborador estão melhoria da qualidade de vida nos ambientes da empresa, diminuição de afastamentos, diminuição do absenteísmo (ausência dos colaboradores no ambiente de trabalho), diminuição de horas extras, eliminação de acidentes de trabalho, melhoria na condição psicológica do colaborador, reeducação postural etc.
Ele reforça ainda que toda a mudança de cultura no ambiente de trabalho representou em melhorias na produtividade, já que houve ganho de cerca de 15% na área administrativa e de quase 10% nas obras. Outra vantagem foi que a construtora conseguiu melhorar sua imagem no mercado, revertendo em maior fidelização dos clientes, com aumento da velocidade de vendas, que cresceu entre 30% e 35% no último ano.
Certificações
A responsabilidade nos processos e a forma de gestão permitiram à Pontal Engenharia a conquista de cinco certificações – NBR ISO 9001, PBQP-H, NBR 16001, OHSAS 18001 e NBR ISO 14001 – reconhecidas pelo mercado para avaliação de qualidade e sustentabilidade e que seguem padrões internacionais.
Esse resultado faz da Pontal Engenharia a primeira construtora no Brasil a receber cinco certificações concedidas pelo ICQ Brasil, como reconhecimento pelo trabalho, esforços e práticas implantadas em seu sistema de gestão. Os critérios para a certificação são rigorosos e reconhecem as práticas responsáveis da empresa quanto à qualidade, saúde e segurança no trabalho, ao meio ambiente, e à comunidade nas diversas etapas e serviços que realiza nas edificações que constrói.
Quando surgiu o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.
Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.
Hoje, quase 40 anos depois, não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores.
Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.