Muitos são os fatores envolvidos na valorização de um imóvel. Localização, qualidade da estrutura e quantidade de quartos são apenas alguns deles. Porém, com o recente processo de conscientização ambiental, um apartamento sustentável ganhou ainda mais prestígio no mercado imobiliário. Isto é, além de ser uma opção econômica de médio e longo prazo, também se consolida como um excelente investimento.
Este ano, atravessado pela pandemia da Covid-19, expôs como as mudanças na rotina podem impactar positivamente o meio ambiente. Pela primeira vez em 15 anos o Dia da Sobrecarga da Terra ocorreu mais tardiamente, no dia 22 de agosto. Nessa década e meia passada, a data ocorria cada vez mais cedo. Essa marca considera cálculos e projeções estabelecidas pela Global Footprint Network que analisam gastos com moradia, serviços, alimentação, transporte, dentre outros.
Em um cenário ideal, o Dia da Sobrecarga da Terra deveria coincidir com um ano de consumo. No entanto, a data limite já chegou a ser definida ainda no primeiro semestre. Ano passado, por exemplo, a data foi 29 de junho. As ações humanas no planeta representam cerca de 60% das emissões de carbono. Além disso, a má gestão dos recursos naturais acelera o processo de escassez e extinção de substâncias indispensáveis para a existência humana como conhecemos atualmente.
Consciência ambiental
Embora incipiente, a conscientização social acerca da urgência no controle do desgaste ambiental se encontra como uma constante. Por consequência, cada vez mais pessoas procuram alternativas mais ecológicas para o seu dia a dia. Isso abrange, inclusive, a escolha do lugar onde vão morar. Os apartamentos sustentáveis aparecem como uma das escolhas mais fáceis, práticas e eficientes.
Economia
Como falamos anteriormente neste texto, em comparação aos imóveis convencionais, os que possuem sistemas ecológicos e compromissados com a sustentabilidade são, de longe, mais econômicos. Isso ocorre porque há uma preocupação, desde o projeto, de garantir a melhor eficiência de cada processo. Os empreendimentos da Pontal Engenharia comprovam a vantagem econômica. Por meio do uso das águas cinzas e coleta da água da chuva os custos condominiais caem consideravelmente e resultam em redução nas despesas do morador.
Praticidade
Por exigir mais planejamento e uso inteligente dos recursos, as ferramentas utilizadas em um apartamento sustentável costumam oferecer mais praticidade aos moradores. Os privilégios são ainda mais evidentes quando se pensa na adequação ou reforma de um apartamento. Por terem sido construídos com o propósito sustentável, já possuem uma iluminação natural valorizada e um sistema de gestão eficiente de água e energia. Ou seja, são verdadeiramente imóveis ecológicos e prontos para morar.
Que tal agendar uma visita e conhecer os nossos apartamentos e condomínios sustentáveis? Fale com a gente! Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.