Incentivar o conhecimento sobre educação ambiental e conscientizar sobre o papel de cada um para a construção de um mundo sustentável. Esse é o foco do 2º Concurso de Redação sobre Sustentabilidade, lançado no dia 24 de abril, no Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, em Goiânia (GO). O evento de lançamento reuniu estudantes do 7º ao 9º ano da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira (público-alvo do concurso), além de representantes da Pontal Engenharia (organizadora do concurso), Jardim Botânico e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).
Com o tema ‘Rio + 20 – Sustentabilidade: o que é e como podemos praticá-la’, o concurso premiará os dez melhores textos dissertativos de estudantes regularmente matriculados nos três últimos anos do ensino fundamental da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira, localizada no Setor Bela Vista, na capital goiana. Os alunos interessados deverão se inscrever na própria instituição de ensino no período de 24 a 30 de abril deste ano.
A data para a produção da redação será definida pelos coordenadores da escola. Já a premiação será realizada no dia 15 de junho, também no Jardim Botânico, em celebração à Semana de Meio Ambiente. Relevância ambiental Para o diretor-presidente da Pontal Engenharia, Ricardo Mortari Faria, a segunda edição do concurso tem um tema especial, que pretende levar os jovens a refletirem sobre ações que podem ser praticadas no dia a dia para garantir um planeta mais sustentável. “Esse assunto parece distante de cada um, mas na verdade faz parte da rotina de todos. A intenção é exatamente mostrar isso aos estudantes e levá-los a conhecer mais sobre sustentabilidade e como realmente praticar essa palavra”, enfatizou.
Já a coordenadora da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira, Lorena Evangelista Raisky, ressaltou a importância de ampliar o tema sustentabilidade na educação dos alunos e a iniciativa de uma construtora em proporcionar essa conscientização. “Essa parceria entre o poder público e empresa privada alcança sempre resultado satisfatório. O ideal seria que tivéssemos mais exemplos como a Pontal Engenharia”, reforçou.
O presidente da AMMA, Mizair Lemes, destacou também a relevância de parcerias para o desenvolvimento de atividades de cunho educacional e ambiental. Segundo ele, a preocupação com o meio ambiente e em conscientizar à população, principalmente crianças e jovens, é de responsabilidade de todos. “Esse concurso tem essa proposta de despertar o interesse no estudante pelas questões sustentáveis. Além dos prêmios, que são interessantes, os alunos que participarem serão estimulados a pensar melhor no ambiente em que vivem e o que podem fazer para melhorá-lo.
É louvável essa iniciativa da Pontal Engenharia, em parceria com o Jardim Botânico”, citou. Orientação Durante o lançamento do concurso, a bióloga do Jardim Botânico, Georgia Ribeiro, aproveitou para orientar os estudantes sobre o que é sustentabilidade e como essa prática passou a fazer parte da vida das empresas e das pessoas. “A intenção é mostrar o caminho e levar esses jovens a buscar conhecer mais sobre o tema. É plantar uma sementinha na cabeça deles para que possa florescer e frutificar”, ressaltou.
Premiação
Serão premiados os alunos até a 10ª colocação, sendo os prêmios abaixo descritos: 1º lugar – Computador 2º lugar – TV 21’’ 3º lugar – Bicicleta 4º lugar – Microsystem 5º e 6º lugares – DVD 7º e 8º lugares – Mochila 9º e 10º lugares – MP3 1º ao 10º lugares – Certificado de Homenagem emitido pela Pontal Engenharia. Ficha Técnica 2º Concurso de Redação sobre Sustentabilidade / tema ‘Rio + 20 – Sustentabilidade: o que é e como podemos praticá-la’ Período: Abril – lançamento do concurso e período de inscrições; Maio – prazo para produção da redação e avaliação pelas duas comissões julgadoras; Junho – premiação.