Já falamos tanto de sustentabilidade por aqui e ainda tem muito o que falar para fomentar a sustentabilidade na sua rotina. Por isso, separamos algumas ideias simples para ter uma vida mais sustentável. São simples, porque leva os três “R´s” da sustentabilidade!
Reduza
O primeiro “R” da sustentabilidade é reduza! Isso porque um dos maiores vilões da natureza são os materiais não biodegradáveis que poluem o meio ambiente e apresentam risco de vida aos animais presentes nesses ambientes poluídos. Até aqui nenhuma novidade!
A ideia é entender a essência para aplicar em situações simples como, por exemplo: preferir produtos em barra que não tenham embalagens plásticas. Isso pode parecer uma iniciativa pequena para o tamanho da natureza, mas acredite: funciona.
Cada ser humano gera cerca de 1 quilo de lixo por dia. Isto é, por mês pelo menos 30 quilos de lixo você pode gerar. Isso já é um grande impacto sozinho, quando o assunto é natureza. Então, reduzir é sempre importante.
Reutilize
O segundo “R” é reutilizar! Isso significa aproveitar recursos que já tiveram uma função para dar outro significado ou uso. Isso vale para materiais recicláveis ou não. Como é o caso das cascas de frutas que podem servir de adubo para plantas, aromatizante de ambientes e até virar item de decoração.
A criatividade conta muito nessa parte. O que inclusive pode ser um estímulo para as crianças pensarem nos recursos como renováveis e não como descartáveis. E, pode ser uma ótima maneira de começar a ensinar sobre responsabilidade ambiental.
Repense
O terceiro “R” talvez seja a principal base para ideias simples para ter uma vida mais sustentável. Já que é o Repensar. Isto é, a partir do jeito que pensamos a natureza, o descarte de resíduos e até a maneira com que ensinamos a próxima geração tudo pode mudar!
Por isso, recicle, reutilize e repense para ter uma vida mais sustentável e plena!
Gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.