Comprar um apartamento com 2 quartos possibilita experiências únicas, algumas boas, outras verdadeiramente desafiadoras. Uma família com duas crianças, por exemplo, pode enfrentar dificuldades ao educar irmãos no mesmo quarto. Pensando em ajudar esse grupo a tornar o convívio familiar mais fácil e feliz, separamos algumas ideias de como trazer mais harmonia para o seu lar. Pegue o caderninho de anotações e fique atento(a) nestas dicas:
Pratique a compreensão
Antes de tentar mediar a relação entre os irmãos que dividem o mesmo quarto é necessário fazer um exercício de empatia com cada um dos filhos. Dividir um espaço com outra pessoa pode ser uma oportunidade única para que eles construam vínculos sólidos de amizade. Mas, isso não significa que não vão haver conflitos. É preciso assumir a consciência de como é indispensável ser paciente e compreensivo(a) nesses momentos.
Não assuma lados
Embora seja instintivo assumir o lado daquele que parece estar no lugar de vítima da situação, evite fazê-lo. Ao chegar em uma discussão entre irmãos é fundamental que antes de tecer quaisquer comentários, busque entender o que, de fato, aconteceu. Como? Pedindo que cada um descreva o que ocorreu e como se sentiu. Ao fazê-los verbalizar – e consequentemente tomar conhecimento do contexto – vai ser mais fácil ajudar na resolução da questão.
Adapte a decoração
É comum que durante a primeira infância os pais façam os pequenos partilharem bicamas. Entretanto, ao passado que amadurecem e os anos passam, mais se torna necessário respeitar a individualidade de cada um. Então, a decoração dos quartos deve também acompanhar esse crescimento. Uma dica de ouro é a instalação de dois guarda-roupas e espelhos em paredes centrais.
Incentive a cumplicidade
Naturalmente, por dividirem o mesmo quarto, os irmãos acabam compartilhando medos, alegrias e os mais diversos acontecimentos. Logo, acabam se tornando cúmplices na vida. Porém, quando sentir que o convívio está sendo prejudicado, tome a iniciativa de propor atividades que reforcem a cumplicidade dos irmãos. Um exemplo prático é colocá-los para organizarem juntos uma festa ou surpresa para a família.
Gostou desse texto? Que tal compartilhar essa leitura com algum(a) amigo(a) que também educa duas crianças que partilham o mesmo quarto? Acompanhe também a Pontal Engenharia nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.