Os consórcios imobiliários surgiram como uma grande oportunidade para quem pretende conquistar o próprio lar. Regulamentados pela Lei Nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, funcionam como complemento ou alternativa aos financiamentos. A principal vantagem é a possibilidade de acessar uma quantia de dinheiro sem juros e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Não restam dúvidas de que a compra de um apartamento é um dos grandes investimentos que uma pessoa pode fazer. Inclusive, por essa razão, ao longo da vida a média de aquisições imobiliárias varia entre um a dois imóveis. Isso ocorre justamente pelos preços serem altos e demandarem um comprometimento do orçamento familiar de médio a longo prazo.
Modelos de consórcios
Assim como existem os consórcios imobiliários, também existem outros modelos voltados para reforma ou construção. Entretanto, o mais comum e acessível do mercado acaba sendo o de aquisição, visto a alta demanda. Mas, qual a relação entre a procura pelo consórcio e a facilidade de encontrá-lo? A lógica é bem simples. O próprio conceito de consórcio indica a ação coletiva para determinado fim, ou seja, é preciso que outras pessoas tenham o mesmo planejamento que você para viabilizar esse projeto, ainda que seja realizado junto a uma agência financeira.
Integrar um consórcio, portanto, exige a definição de valores. Logo, você tem a opção de utilizar como base o preço do apartamento que deseja comprar ou uma quantidade que considera necessária para adquirir o seu novo imóvel. Usualmente são duas formas de contemplação, via lance ou sorteio. Alguns modelos de consórcios imobiliários podem durar até 200 meses (16 anos e 6 meses), mas, em contrapartida, tem parcelas mensais de valores inferiores aos de um financiamento, visto que não possuem a mesma taxa de juros e IOF.
Por isso, os consórcios são tão requisitados por quem é investidor no mercado imobiliário. Afinal, oferecem condições financeiramente mais vantajosas. O tempo para contemplação não é previsível, o que pode ser um fator negativo para quem tem urgência em conseguir o dinheiro. Entretanto, nessas situações, pode-se, em determinados casos, utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para potencializar as chances de conseguir ser contemplado(a).
-
Lance
Todos os meses a agência financeira realiza as Assembleias de consórcio, oportunidade em que podem ser feitos os lances e sorteios firmados no contrato. Isto é, a divulgação de quem terá a quantidade em conta naquele mês. Caso tenha pressa e queira fazer um lance assertivo, pode-se utilizar recursos próprios ou o FGTS. Se o seu lance for vencedor, o valor é abatido do seu plano e você já consegue receber a quantia do consórcio.
-
Sorteio
No sorteio, por sua vez, o que fala mais alto é a sorte. A depender dela, é possível conseguir a tão aguardada contemplação logo nas primeiras assembleias. Todas as pessoas que fazem parte daquele consórcio precisam concorrer em situação de igualdade. A cada assembleia, há um sorteio.
Gostou desse texto e ficou com vontade de se programar para comprar o seu novo apartamento? Então confira o nosso texto sobre investir no mercado de imóveis em 2021 para ficar por dentro desse assunto. Precisa de ajuda para encontrar o projeto dos seus sonhos? Fale agora com a gente pelo WhatsApp e conheça os nossos produtos! Acompanhe a Pontal Engenharia nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.