
Uma das maiores realizações de uma família é a conquista do imóvel próprio. Com as habitações verticais e os financiamentos imobiliários o sonho de conquistar um cantinho para chamar de seu ficou ainda mais próximo de ser realizado. Atualmente, com as condições econômicas nacionais de incentivo em bens duráveis a compra de um apartamento, por exemplo, ficou historicamente mais acessível.
Como abordamos no texto sobre o momento ser favorável para comprar um apartamento novo, a Taxa Selic alcançou uma marca histórica de 2% ao ano. Isso significa uma redução expressiva dos juros. A Revista Isto É publicou no dia 14 de outubro uma matéria apontando que a queda da Selic fez o financiamento de imóveis ficar até 30% mais barato. Se você quer aproveitar esse momento único, mas não sabe como proceder, continue acompanhando esse texto para conferir o passo a passo do processo de escolha e compra de um imóvel.
Passo 1 – Estabeleça um teto de gastos
O planejamento financeiro deve estar em primeiro lugar. Embora as condições estejam facilitadas para a compra de imóveis, você precisa se certificar do quanto pode pagar sem comprometer o orçamento. O financiamento imobiliário é um investimento de longo prazo e, consequentemente, envolve as finanças de toda a família por, pelo menos, duas décadas.
Passo 2 – Selecione a cidade ou os bairros
Com base na sua expectativa de valores disponíveis para investimento, chega a hora de escolher o seu novo endereço. Caso esteja nos planos a mudança de cidade, tenha a consciência da necessidade de conhecer o novo município e os melhores bairros para morar. A escolha do bairro deve considerar o acesso ao centro comercial, instituições de saúde e ensino e lazer. Afinal, interferirá diretamente na qualidade de vida e na sua experiência no apartamento novo.
Passo 3 – Decida entre um pronto para morar ou na planta
Para quem não está com muita pressa em se mudar para a casa própria, pode investir em um apartamento ainda na planta. Os benefícios desse tipo de empreendimento são enormes, como falamos neste texto. Mas, quem pretende conhecer o imóvel antes de comprar ou tem urgência em se mudar, acaba se beneficiando com um pronto para morar. Avalie em qual situação você se encaixa antes de ir atrás do seu novo lar.
Passo 4 – Escolha uma construtora certificada
Uma forma de evitar dores de cabeça com problemas estruturais do seu imóvel é investigar a idoneidade e proficiência da empresa que construiu o edifício. Para garantir a segurança e qualidade dos produtos, a construtora precisa ter certificações. A Pontal Engenharia foi a 1ª a conseguir as 5 certificações exclusivas da construção civil e, por isso, se destaca pela qualidade do seu padrão de acabamento.
Passo 5 – Conte com a ajuda de um corretor
Após selecionar e avaliar a qualidade dos produtos da construtora, o mais indicado é encontrar um corretor de imóveis. Atente-se para que ele esteja devidamente certificado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), para te ajudar a conhecer os imóveis. Esse profissional está habilitado para fazer simulação de financiamentos e demais trâmites das transações imobiliárias. Ter esse técnico ao seu lado é sinônimo de mais segurança e praticidade no processo de compra.
Passo 6 – Visite o imóvel ou o decorado
Com ajuda do corretor de imóveis, você poderá conhecer os apartamentos e escolher, com mais precisão, o seu novo endereço. Nos casos das unidades na planta, pode-se visitar o decorado e, assim, ter toda a sensação de dimensão do apartamento, ainda que ele não esteja pronto. As visitas, virtuais ou presenciais, são indispensáveis, pois vão te ajudar a ter mais certeza do seu futuro de felicidade na casa nova.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossos apartamentos? Fale com a gente pelo WhatsApp! Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.