Quem pretende comprar um apartamento percorre um verdadeiro trajeto para garantir o sucesso do negócio. Essa cautela é justificável, até porque o investimento financeiro que um imóvel demanda é consideravelmente alto. Logo, precisa que seja assertivo, a fim de evitar frustrações ou arrependimentos futuros. Dessa maneira, vale muito a pena investir em planejamento.
Se planejar para dar esse passo tão importante na vida possibilita, além dessa proteção emocional, mais segurança econômica. Isso quer dizer que dispor de tempo para adquirir um apartamento, por exemplo, gera a oportunidade de “pechinchar” e somar recursos financeiros. O amadurecimento das decisões relacionadas a quantidade de quartos, localização e diferenciais essenciais também são benefícios dessa organização.
Como se planejar?
Que o planejamento é fundamental para garantir a segurança na aquisição de um novo imóvel ficou evidente, certo? Agora, chegou o momento de aprender, verdadeiramente, como colocar em prática toda essa teoria. Tudo começa com respostas pessoais aos seguintes questionamentos:
- 1) Preciso de um imóvel pronto ou pode ser em construção?;
- 2) Quantos quartos são necessários para que eu viva bem?;
- 3) Em quais bairros consigo ter qualidade de vida?;
- 4) Quanto tenho de dinheiro e qual é o meu teto de gastos?
Além dessas perguntas, existem outras que servem, sobretudo, para critério de desempate nos casos de dúvidas entre um imóvel x ou y. Porém, estas 4 questões conseguem fornecer as informações mais importantes para começar a organizar o planejamento para o futuro.
➥ Estude formas de pagamento
Via de regra existem três maneiras de comprar um apartamento: pagamento à vista, por consórcio ou financiamento imobiliário. Embora esses dois primeiros se pareçam, na prática, exigem esforços distintos. Isto é, os consórcios imobiliários, como explicamos em outro texto, demandam planejamento de médio a longo prazo. Os financiamentos também, ainda mais porque precisam de valores altos de entrada, na média de 10 a 20% do valor do imóvel. Pesquise os preços e analise as duas finanças antes de efetuar a compra.
➥ Conheça os empreendimentos
Parte do processo de aquisição de um apartamento é o estudo mais estrutural sobre o empreendimento. Conhecer a construtora, visitar os apartamentos e perguntar a outros moradores a experiência que tiveram são passos importantes para garantir uma boa decisão. Aliado a isso, também é necessário conferir detalhes de acabamento como piso, gesso e pintura.
Se você nunca comprou um imóvel e tem dúvidas sobre o processo, não pode deixar de ler um verdadeiro manual que divulgamos aqui.
Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.