A Pontal Engenharia teve dois projetos vencedores na Edição 2011 do Prêmio Goiás de Gestão Ambiental, que foram premiados concorrendo com diversos tipos de indústria do Estado. A premiação, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), ocorreu no dia 8 de novembro de 2011, no salão de eventos do clube do Sesi Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia (GO).
O Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero, elaborado e desenvolvido pela Pontal Engenharia, conquistou o 1° lugar na categoria Atividade Industrial – Pequena Empresa. A construtora goiana também foi premiada em 2º lugar na categoria Educação Ambiental Corporativa, com o Projeto Educar para Construir um Mundo Melhor.
O Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero faz parte do modelo de Gestão Ambiental da Pontal, que busca promover o desenvolvimento sustentável nos aspectos sociais, ambientais e econômicos. A aplicação do princípio dos 5 Rs (reduzir, reusar, reciclar, repensar, recusar) e do conceito de logística reversa (com o reaproveitamento dos resíduos-entulho da construção dentro da própria obra) gera economia de recursos naturais, de matérias primas, e a diminuição dos impactos ambientais.
O projeto inovou ao demonstrar que é possível solucionar o problema do desperdício e do impacto ambiental ocasionados pelos resíduos da construção. Por meio de uma miniusina de reciclagem instalada dentro dos canteiros de obras da empresa, ocorre o reaproveitamento de resíduos como restos de canaletas, blocos, concretos, pedras e argamassas. Por meio da reciclagem, esse material é novamente transformado em matéria-prima, e passa a ser empregado em diversas atividades, como revestimentos, contrapisos, e ainda na produção dos blocos de concreto.
Já o Projeto Educar para Construir um Mundo Melhor foi elaborado pela Pontal Engenharia, ao entender que a educação ambiental é ferramenta fundamental para a promoção da sustentabilidade. A construtora goiana cria e apoia uma série de iniciativas nesse âmbito, por meio da produção de materiais educativos, informativos e pela conscientização das partes interessadas da construtora (clientes, colaboradores e fornecedores, comunidade e poder público). A título de exemplo de ações podem ser citados os Workshops 2º ECOS, SENAI Meio Ambiente, Encontro CEF e Construção Civil – Desafios da Sustentabilidade, Ações no Jardim Botânico de Goiânia, entre outras.
Consciência ambiental
O diretor presidente da Pontal Engenharia, Ricardo Mortari Faria, afirma que a conquista dos prêmios é resultado da própria política de metas da empresa. “Entendemos que a sustentabilidade deve ser vista como matéria prima e incorporada ao edifício, sendo tão importante quanto o cimento, o aço, a areia, brita ou outros insumos”, ressalta. Por esse motivo, esclarece o diretor, os princípios da Pontal são baseados em conceitos de desenvolvimento sustentável, que hoje é um dos principais pilares para a solução de diversos problemas relacionados ao meio ambiente.