Uma das mais completas experiências de sustentabilidade na construção civil foi apresentada pelo diretor-executivo Ivo Corrêa Faria, da Pontal Engenharia, durante Fórum realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Sesi Nacional, em São Paulo. Empresários do ramo da construção compartilharam experiências e resultados de negócios sustentáveis.
As práticas adotadas pela Pontal Engenharia, como reciclagem de resíduos, reaproveitamento de água da chuva e aquecimento solar em suas obras, ganharam destaque no evento. De acordo com os levantamentos feitos pela empresa, a Pontal consegue, por exemplo, economizar de R$ 300 a R$ 400 mil em cada edifício entregue somente com a reciclagem, o que evita o desperdício de milhões de litros de água e reduz as contas de energia elétrica, em média, em 40%. “O resíduo da construção civil é muito rico desde que separado e processado da maneira correta”, afirmou Ivo Corrêa.
Outra boa prática da construtora, que se reflete em resultados econômicos positivos, é a permanente promoção da qualificação, aperfeiçoamento e treinamento dos trabalhadores. O diretor-executivo citou como exemplo o fato de a empresa investir na realização de cursos de alfabetização, de inclusão digital e de práticas de lazer para os colaboradores e suas famílias dentro dos próprios canteiros de obras.
A Pontal foi a única goiana entre as nove empresas selecionadas pela CBIC para falar sobre resultados da adoção de ações sustentáveis em seus negócios. Cerca de 120 líderes empresariais compareceram ao evento e assistiram as palestras gravadas. Os depoimentos gravados pelos executivos também servirão de base para a organização de um livro, a ser lançado em breve, sobre como a sustentabilidade pode ser incluída na construção civil e como, a partir daí, impulsionar a rentabilidade dos negócios no setor.