O diretor executivo da Pontal Engenharia, Ivo Corrêa Faria, foi convidado para a 3ª edição do Encontros sobre Construção e Sustentabilidade (ECOS), fórum permanente de discussão sobre as interferências socioambientais da construção e as ações preventivas que visam garantir a sustentabilidade do negócio e a qualidade de vida na sociedade. Realizado no dia 22 de agosto, na sede do Sinduscon Goiás, em Goiânia (GO), o evento reuniu diversas pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas de construtoras goianas voltadas para redução e eliminação das interferências socioambientais na construção.
No caso da Pontal Engenharia, o diretor executivo Ivo Corrêa Faria apresentou cases da construtora como ‘Otimização do processo construtivo para minimizar a geração de resíduos, Ergonomia no canteiro de obras e escritório da empresa, e Desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão’, que integram o Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção. Ivo ressaltou que sustentabilidade vai além de apenas ter foco em ações na área ambiental e se baseia sim no tripé social, econômico e ambiental. Ele também reforçou a importância de repassar os preceitos sustentáveis aos colaboradores, que se tornam multiplicadores de conhecimento.
Sistema de Gestão da Qualidade
Durante a 3ª edição do ECOS, o diretor executivo da Pontal Engenharia, Ivo Corrêa Faria, também apresentou resultados alcançados com o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da construtora. Ele afirmou que com a integração entre processos e ações sustentáveis, voltadas para atender todos os públicos como clientes, colaboradores e fornecedores, comunidade, empresa e meio ambiente, é possível inovar e melhorar a realidade da empresa.
Ivo disse que por meio dessa busca integrada pela qualidade a Pontal Engenharia conseguiu melhorar os índices de produtividade em 17%, a fidelização dos funcionários da construtora, a criação de uma cultura da qualidade e a melhora contínua dos processos.
Entre os projetos destacados pelo diretor da empresa está o Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero, que promoveu uma mudança no processo construtivo por meio do reaproveitamento de resíduos na obra, garantindo melhoria na produtividade e na qualidade do produto final, 68% de redução na geração de novos resíduos, redução de custos operacionais, além da prorrogação da vida útil do aterro sanitário.
Outro projeto enfatizado foi o Construindo um Mundo Melhor, que é desenvolvido por meio de conceitos sustentáveis e para gerar benefícios a todos os envolvidos no processo, especialmente os colaboradores. “Os resultados alcançados com os projetos e ações se devem aos nossos colaboradores. É importante que todos tenham essa consciência de que cada um tem a missão de construir um mundo melhor. Basta fazer sua parte”, ressaltou.