Com 25 anos de atuação no mercado da construção civil em Goiás, a Pontal Engenharia foi a construtora no estado que mais conquistou prêmios nacionais e estaduais nos últimos anos. Devido ao seu comprometimento com o setor social, a qualidade dos produtos e a preocupação com o meio ambiente, a Pontal Engenharia, foi contemplada com 12 premiações – sendo sete nacionais e cinco estaduais -, conquistou cinco certificações, produziu artigo científico e vem desenvolvendo projetos, garantindo a satisfação do cliente, a sustentabilidade e a qualidade de seus produtos. Essas ações buscam modificar as características e imagem do setor, reconhecido como de alto impacto, demonstram que é possível atuar no setor da construção civil de uma forma sustentável. É o que a construtora goiana faz, divulga seu trabalho a nível nacional para que outras construtoras abracem a causa, garantindo um mundo melhor.
Segundo o engenheiro civil da Pontal Engenharia, Wesley de Andrade Galvão, as premiações representam o reconhecimento por parte da política adotada pela empresa de ‘Construir com Qualidade e Responsabilidade’, principalmente em relação às ações de responsabilidade socioambiental. De acordo com ele, a construtora atua de forma a atender as necessidades e interesses das partes envolvidas no negócio da Pontal, que são cliente e produto, colaboradores e fornecedores, comunidade e poder público, o meio ambiente e a própria empresa. “Essa responsabilidade nos processos e a forma de gestão resultaram na conquista de cinco certificações em 2010 – NBR ISO 9001, PBQP-H, NBR 16001, OHSAS 18001 e NBR ISO 14001, que são reconhecidas pelo mercado para avaliação de qualidade e sustentabilidade e que atendem padrões nacionais e internacionais. Isso faz da Pontal Engenharia a primeira construtora no Brasil a receber cinco certificações concedidas pelo ICQ Brasil – certificadora acreditada pelo Inmetro – como reconhecimento pelo trabalho e práticas implantadas em seu sistema de gestão nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social e qualidade nas diversas etapas e serviços dos empreendimentos que constrói”, explica.
Prêmios
PSQT – estadual e nacional
A Pontal Engenharia celebrou seus 25 anos em 2011, conquistando importantes troféus para sua coleção. A construtora foi selecionada entre as 90 melhores indústrias do Brasil, classificadas na 14ª edição do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), em Goiás. A construtora goiana recebeu dois prêmios na categoria micro e pequena empresa em duas modalidades – Ambiente Seguro e Saudável e Inovação.
Essa premiação qualificou a Pontal Engenharia a representar o estado de Goiás na etapa nacional do PSQT. O resultado foi que a construtora goiana concorrendo com outras empresas brasileiras venceu na categoria microempresa – modalidade Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável. O prêmio é um reconhecimento público às empresas em todo o país que investem em práticas diferenciadas de gestão e que conseguem, além de garantir a expansão dos negócios e aumentar a produtividade, valorizar a qualidade de vida de seus colaboradores.
Na etapa nacional do PSQT, a Pontal também ficou entre as cinco melhores indústrias brasileiras na prática de inovação e Ricardo Mortari, diretor da Pontal Engenharia, recebeu a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, com o grau de comendador. A honra foi concedida pela presidência da República como forma de reconhecimento ao trabalho e à importância do serviço prestado no controle social das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em benefícios dos brasileiros.
CBIC
Outro relevante prêmio conquistado pela Pontal Engenharia em 2011 foi o CBIC de Responsabilidade Social. Com o projeto “Construindo um Mundo Melhor”, a construtora venceu na categoria Empresa. Criado em 2005 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção entidade maior da construção civil no país, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social reconhece as melhores práticas do setor da construção na área de responsabilidade social. O projeto da Pontal que foi premiado tem como foco, exatamente, alcançar o desenvolvimento sustentável de seus empreendimentos nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, por meio da promoção da melhoria da qualidade de vida – colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade -, otimização e preservação dos recursos naturais e um ambiente de trabalho seguro e saudável na indústria da construção civil com respeito às legislações vigentes. O prêmio em questão foi entregue pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff ao Diretor/Presidente da Pontal Engenharia Ricardo Mortari Faria.
Eco 2011
Os projetos Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero e Liderança para Sustentabilidade – Dificuldades são Oportunidades, desenvolvidos pela Pontal Engenharia, foram vencedores no prêmio Eco 2011. A premiação, realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), reconhece as empresas que adotam práticas socialmente responsáveis, gerando reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil.
A construtora goiana venceu na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Sustentabilidade em Processos com o Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável nos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Na prática, é aplicado o princípio dos 5 Rs (reduzir, reusar, reciclar, repensar, recusar) e o conceito de logística reversa, com o reaproveitamento dos resíduos-entulho da construção dentro da própria obra, gerando como resultado economia de recursos naturais, de matérias-primas e a diminuição dos impactos ambientais.
Já o Projeto Liderança para Sustentabilidade – Dificuldades são Oportunidades venceu na modalidade Estratégia, Liderança e Inovação em Sustentabilidade (ELIS), médio e pequeno porte. O projeto estende o conceito e a prática da qualidade para todas as áreas (ambiental, social e saúde e segurança), com aplicabilidade em todo seu processo produtivo e no produto final, que é o apartamento pronto.
Goiás de Gestão Ambiental
A Pontal Engenharia teve dois projetos vencedores na Edição 2011 do Prêmio Goiás de Gestão Ambiental, que foram premiados concorrendo com diversos tipos de indústria do Estado. Na premiação, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sebrae e outros, o Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero, elaborado e desenvolvido pela Pontal Engenharia, conquistou o 1° lugar na categoria Atividade Industrial – Pequena Empresa. A construtora goiana também foi premiada em 2º lugar na categoria Educação Ambiental Corporativa, com o Projeto Educar para Construir um Mundo Melhor.
Outros prêmios
A Pontal Engenharia teve como mais uma de suas conquistas, a menção honrosa no Prêmio Brasil de Engenharia 2011, na área temática Resíduos Sólidos, categoria profissional, pelo Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero. Também venceu o edital de Inovação SESI/SENAI 2011 concorrendo com 81 empresas de todo o país, tendo como foco ações inovadoras em ergonomia, voltadas para a segurança e a qualidade de vida do trabalhador, desenvolvendo com apoio do SESI nacional/regional em parceria com o CNPQ o Projeto de Olho na Postura. A construtora ainda foi selecionada para apresentar estudo que concilia desenvolvimento econômico, social e ambiental no VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG 2012) ocorrido no contexto da Rio +20, através do artigo técnico sobre construção sustentável, resultados dos projetos e ações que integram o SIG. E teve a honra de ser contemplado pelo 1º lugar estadual no Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente, 2010, na categoria Produção Limpa.