Diversas atividades serão realizadas no dia 9 de março para comemorar o 34º aniversário do Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira. A Pontal Engenharia, parceira do Jardim Botânico com o projeto Primavera, estará presente no evento. Estão programadas apresentações artísticas e da banda da Guarda Municipal, inauguração do viveiro e da coleção de frutíferas, além de visitação à feira e ao Museu Carpológico.
Projeto Primavera
Desenvolvido desde de setembro de 2011, o projeto permitiu ao Jardim Botânico a instalação do Museu Carpológico, espaço onde estão armazenadas sementes, folhas, frutos e flores de diversas espécies vegetais do Cerrado. De setembro a dezembro do ano passado, cerca de 2 mil pessoas visitaram o museu, local que serve de promoção da educação ambiental, já que os visitantes têm contato visual, tátil e olfativo com partes das plantas desconhecidas.
Com o apoio da Pontal Engenharia são desenvolvidas também no Jardim Botânico pesquisas, com a coleta de sementes, frutos e montagem de exsicatas, que servem como registro para pesquisadores da região e de outros lugares do país e do mundo. Além disso, a parceria permitiu, em três meses, a produção de 6 mil mudas de plantas do Cerrado, que contribuirá para a recomposição de áreas degradadas no Jardim Botânico e neutralização das emissões de carbono das atividades da construtora.
Programação
8 horas – Abertura com a apresentação da Banda da Guarda Municipal
8h40 – Apresentação artística
9h40 – Inauguração do Viveiro
10 horas – Inauguração da Coleção de Frutíferas
10h20 – Visitação à feira e Museu Carpológico
Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira
O Jardim Botânico foi inaugurado em 1978. A partir da Lei Municipal 7.800, de 5 de março de 1998, a área passou a ter como finalidade o desenvolvimento de pesquisa, divulgação, conservação, preservação e recuperação, além de programas de atividades de recreação ambiental em logradouro. O slogan do espaço é “Jardim Botânico, lugar de preservação”.