As práticas sustentáveis desenvolvidas pela Pontal Engenharia, resultado dos esforços de uma equipe totalmente comprometida com o que faz, foram reconhecidas e premiadas em importante premiação nacional. A construtora goiana venceu em duas modalidades do Prêmio Eco 2011, iniciativa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) e Valor Econômico. A solenidade de premiação foi realizada em São Paulo (SP) e teve a presença do diretor-presidente da Pontal Engenharia, Ricardo Mortari Faria, além de outros colaboradores da empresa.
A construtora goiana venceu na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Sustentabilidade em Processos com o Projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável nos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Na prática, é aplicado o princípio dos 5 Rs (reduzir, reusar, reciclar, repensar, recusar) e o conceito de logística reversa, com o reaproveitamento dos resíduos-entulho da construção dentro da própria obra, gerando como resultado economia de recursos naturais, de matérias-primas e a diminuição dos impactos ambientais.
Já o Projeto Liderança para Sustentabilidade – Dificuldades são Oportunidades venceu na modalidade Estratégia, Liderança e Inovação em Sustentabilidade (ELIS), médio e pequeno porte. O projeto estende o conceito e a prática da qualidade para todas as áreas (ambiental, social e saúde e segurança), com aplicabilidade em todo seu processo produtivo e no produto final, que é o apartamento pronto. Incorpora ainda diferenciais de sustentabilidade, considerando que para sua consolidação é preciso ter um ambiente de trabalho seguro e saudável de forma que melhore a qualidade de vida das pessoas sob o conceito de viver e morar bem, gerando benefícios a todas as partes interessadas, praticando o princípio do ganha x ganha.
O sucesso deste projeto inovador se deve ainda ao conjunto de ações socioambientais empreendidas, estrutura organizacional clara, diretoria engajada, equipe administrativa e operacional altamente técnica e qualificada com autonomia administrativa e financeira, permitindo agilidade e acertividade nas decisões.
Eco 2011
Lançado em 1982, o prêmio reconhece as empresas que adotam práticas socialmente responsáveis, gerando reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil.
A premiação é uma das principais iniciativas da área de sustentabilidade da Amcham e já mobilizou 1.912 companhias brasileiras e multinacionais de vários ramos de atividade, responsáveis pela inscrição de 2.373 projetos, 201 deles condecorados.
Realizado em parceria com o jornal Valor Econômico, o Prêmio ECO abre espaço para participação de todas as classes de empresas atuantes no País segmentadas por porte, inclusive as públicas. Desde 2009, o foco da premiação é a “Inovação Sustentável na Gestão dos Negócios”, procurando valorizar a sustentabilidade nas diferentes esferas da operação empresarial. A novidade para este ano é o Lounge Sustentável. Trata-se de uma mini exposição dos cases vencedores em 2011. Será a oportunidade de dar visibilidade à prática sustentável da sua organização.