O compromisso com a sustentabilidade também precisa estar presente no exercício da construção civil. Enquanto uma construtora que se considera amiga do meio ambiente, a Pontal Engenharia desenvolveu e aplicou inúmeras práticas sustentáveis que acabaram se tornando referência no mercado e objeto de premiação entre órgãos e instituições do segmento.
Só para exemplificar a questão, basta lembrar que a Pontal recebeu o maior prêmio de sustentabilidade da América Latina, o Prêmio ECO 2015. As congratulações foram nas categorias de Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade (Elis) e Práticas de Sustentabilidade (Processos). Na ocasião, os diretores Ricardo Mortari Faria e Ivo Corrêa Faria receberam os troféus.
No entanto, essa está longe de ser a única contribuição e reconhecimento da construtora. Anos antes, em 2012, três dos projetos da Pontal Engenharia foram integrados ao Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O mais popular dentre eles é o Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero. Como o nome antecipa, representa um conjunto de ações que preza pelo uso responsável dos recursos naturais e pela preservação da natureza.
Por reconhecer que uma prática sustentável também envolve a sociedade, de modo geral, o projeto De Olho na Postura, também foi selecionado para fazer parte do Guia da CBIC. Esse projeto, de modo geral, promovia ações em campos de obra de modo a evitar doenças laborais e contribuir, efetivamente, para a qualidade de vida e saúde de cada colaborador.
Construções sustentáveis na prática
Por essas contribuições, e tantas outras, a construtora acaba servindo de inspiração para quem ainda não sabe como aplicar princípios sustentáveis na construção civil. O envolvimento com o campo da pesquisa, inovação e eventos, por exemplo, comprovam o compromisso para que ações sustentáveis se tornem mais recorrentes no segmento da construção civil. Tudo em prol de simplificar o acesso a esses conhecimentos.
-
Reaproveitamento de resíduos
Um canteiro de obras de quaisquer construções acaba gerando uma quantidade considerável de resíduos. Realizar o reaproveitamento e destinar, de maneira nobre, o que anteriormente se considerava lixo, contribui para que a vida útil do aterro sanitário seja maior.
-
Águas cinzas
Desde 1998, a Pontal Engenharia utiliza em seus empreendimentos a patente de uma tecnologia própria que reaproveita a água da chuva nos vasos sanitários. Para saber mais detalhes sobre essa prática, acesse esse outro texto disponível no nosso site.
-
Aquecimento solar
Goiânia é uma cidade amplamente beneficiada pela iluminação solar e clima tropical. Logo, possui um grande potencial de gerar economia e diminuir o impacto ambiental por meio da geração de energia e calor vindo das placas solares. Os produtos da Pontal Engenharia contam com esse diferencial no aquecimento dos chuveiros e, consequentemente, possibilitam uma grande redução dos custos mensais para cada morador.
E então, gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais conteúdos, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.